quarta-feira, outubro 25, 2017

Raspberry Pi Zero W como Emulador

Retornando os meus posts de usos do Raspberry Pi Zero, falo aqui das minhas experiências de uso como emulador de consoles, arcades e computadores antigos.


Existem algumas distribuições para isto, eu usei a Retropie. Você vai precisar, além do Pi Zero W, de uma fonte 5V 1A (ou melhor), de um cartão micro SD, de um adaptador mini HDMI para HDMI normal, de um controlador de jogos USB e de um teclado. Como são dois dispositivos USB, você vai precisar de um hub USB além do adaptador micro USB OTG (existem adaptadores que juntam as duas coisas, mas o funcionamento deles é meio incerto). Dependendo do que você for usar, você pode se livrar do teclado (e do hub) depois da configuração. Nos meus testes eu usei um controlador N64 ligado a um adaptado USB, emprestados pelo meu filho e um gamepad USB genérico da Multilaser.

No primeiro boot do Retropie, o sistema se acerta ao tamanho do cartão e boota novamente. Aguardando um pouco você cai na tela de configuração do controlador. É um pouco complicada, pois tem uma quantidade grande de botões, alguns dos quais o seu controlador pode não ter. A documentação tem umas figuras que ajudam.

Completada a configuração do controlador, é hora de acertar outras configurações e se acostumar com a operação. Eu desconfio que quem costuma jogar em console deve achar a navegação óbvia, mas não é o meu caso. Para complicar um pouco, o controle é usado para navegar enquanto você está no EmulationStation (para disparar os emuladores). Muitas opções de configuração te jogam para telas no modo texto, onde a navegação é pelo teclado. Aliás, um passo importante (para nós com nossos teclados "ABNT") é acertar a configuração de layout do teclado.

O passo seguinte é configurar o WiFi. A digitação cega da senha é complicada se a senha possui caracteres especiais e você não configurou direito o layout do teclado.
Neste ponto você ainda não consegue jogar nada. Como dito na documentação, existem duas coisas a fazer:
  • Instalar emuladores opcionais. Além de emuladores existem ports - jogos adaptados para rodar nativamente no Raspbian.  Se você está com pressa para ver algum jogo rodando, instale o opentyrian (que já vimos antes).
  • Transferir "Roms" (entre aspas pois o termo pode ser referir também a disquetes, CDs, etc). As instruções de como transferir estão na documentação. Fica por sua conta procurar as "Roms" nos tubos da internet e descobrir qual o botão correto de download. Se você for brincar com DosBox, ScummVM e Froz, as "Roms" são os arquivos de jogo que você pega na sua media original.
Cada emulador tem as suas características. Um estudo da respectiva documentação (se existir) é totalmente recomendável. Lembre-se também que os objetivos dos autores dos emuladores variam bastante. Alguns buscam a precisão no resultado da emulação, outros procuram emular o funcionamento do hardware sem se preocupar com desempenho e outros estão apenas pela brincadeira e aprendizado.

Para os meus testes eu selecionei alguns jogos:
  • Atari 2600:Pitfall
  • Apple ][: Karateka
  • DosBox: Adventure, Journey, Captain Comic e Wing Commander I
  • GameBoy Color: Pokemon Red
  • Arcade (via MAME) : Metal Slug 2
O vídeo abaixo mostra o resultado.



A conclusão é que o Rapberry Pi Zero W emula bem jogos antigos, desde que você tenha a paciência de entender a configuração e operação dos emuladores e se limite a jogos e consoles mais antigos para não ter problema de desempenho. Se você quiser montar uma máquina dedicada à emulação, provavelmente compensa mais investir em um Raspberry Pi 3.

Nenhum comentário: