quarta-feira, setembro 06, 2017

Adeus a Quatro Livros Antigos

Meu apego aos livros só é menor que o meu vício em comprar livros. Mesmo dando preferência a eBooks, o espaço é pouco e não dá para ficar guardando indefinidamente livros obsoletos. As "vítimas" desta vez são estes quatro volumes.



Windows 3.1: A Developer's Guide

De 1992, fez parte do meu esforço para passar da programação DOS para a Windows. A base foi a leitura de capa a capa do clássico Petzold (digitando todos os exemplos); este volume foi o passo seguinte. Aqui foi meu encontro com conceitos/técnicas importantes, como subclassing e superclassing.

Mastering Windows Utilities Programming with C++

Se a memória não falha, usei pouco este livro de 1994. Curiosamente, não faz nenhuma menção à versão do Windows usada. O livro descreve sete utilitários desenvolvidos em C++ usando um framework simples descrito no início do livro. Acho que o livro me interessou pela oportunidade de aprender um pouco sobre o uso de C++. Por outro lado, nesta época já existiam frameworks bem mais completos da Microsoft (MFC) e Borland (OWL).

Cross-Plataform Programming for Windows

Chegamos a 1996, e a vida do programador Windows tinha uma nova complicação: a convivência no mercado de três versões bem diferentes do Windows: 3.1, NT e 95. Folheando este livro hoje, me arrependo de não tê-lo aproveitado muito, texto e programas parecem interessantes. Curiosamente, tem um marcador de página no capítulo sobre Screen Savers.

MSD In a Nutshell - The Visual Basic Exams

O livro é de 2000, mas devo ter lido em 2003. Nesta época eu tinha resolvido obter a certificação MCSD da Microsoft, o que exigia quatro exames. Dois deles eram de desenvolvimento de aplicações e inventei de fazer um na versão C/C++ e outro na versão Visual Basic. Um dos aspectos esquisitos dos exames era (e provavelmente ainda é) a enfase em algumas características que não tiveram aceitação prática. Este livro foi fundamental para aprender estas coisas. O livro está com várias partes destacadas com marcador, acho que foi a única época em que eu fiz este tipo de coisa.

Se alguém estiver curioso, eu consegui sim a certificação MCSD, que já estava obsoleta. No começo deste blog (em 2006) tem alguns posts sobre a obtenção da versão seguinte, o MCSD .Net. Depois disto eu perdi o interesse neste tipo de coisa.

Um comentário:

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Aí diz "adeus" mas não fica claro o que fez com eles.
Gostaria de ganhar livros seus, quando for se desfazer deles.
Você doa?