sábado, agosto 05, 2017

Mini Resenhas: Os Cinco Primeiros Livros de Discworld

Discworld é uma série de livros de fantasia humorística que estava há anos na minha lista de livros a ler. Os livros tem em comum sem passarem em Discworld, um mundo mágico em formato de disco que vaga pelo espaço sustentado por quatro elefantes, por sua vez em cima de Great A'Tuin (uma tartaruga marinha imensa).  Este ano eu finalmente comecei a ler (em ordem de lançamento) e até agora já foram cinco livros (alguma dúvida que estou gostando?). Obs: como eu li só as edições em inglês, pode ser que as edições brasileiras adotem traduções diferentes das usadas abaixo.



The Color of Magic

O primeiro livro da série (mas ela pode ser lida em quase qualquer ordem). O personagem principal é Rincewind, um mago (wizard) incompetente que vira o guia de Twoflower, o primeiro turista em Discworld. Acompanhando Twoflower está a Bagagem (Luggage), um baú mágico e vivo. Esta turma da pesada se mete em altas aventuras, etc. O livro termina em um cliffhanger literal, com os três na borda do disco. A propósito, a Cor da Mágica é a Octarina (octarine), a oitava cor do arco-íris.

The Light Fantastic

Segundo a wikipedia, a continuação de The Color of Magic saiu somente três anos depois. Imagino a expectativa dos (ainda poucos) fãs. Fiquei com a impressão que neste meio tempo Pratchett mudou um pouco de opinião sobre o andamento da história e os personagens.  Temos agora uma ameaça a Discworld, mas no final Rincewind e Twoflower salvam o mundo, com uma ajuda de Cohen, o Bárbaro, no meio do caminho.

Equal Rites

O número oito é altamente mágico em Discworld. Um mago (wizard) é o oitavo filho de um oitavo filho. Um mago à beira da morte deseja passar o bastão, digo, seu cajado, para um mago recém nascido. Mas ele se confunde e o oitavo filho de um oitavo filho na verdade é uma filha... Para confundir mais, ela é criada por uma bruxa (witch). Ao contrário do mundo de Harry Potter, em Discworld magos e bruxas possuem grandes diferenças quanto ao uso de magia. Após algumas aventuras ela chega à Unseen University, onde os magos são treinados. É claro que a recepção que ela recebe não é boa. Mas ela acaba salvando o mundo e sendo aceita.

Mort

A Morte (Death) aparece algumas vezes nos livros anteriores. Neste livro ela adota um aprendiz. Após um início promissor, ele acaba fazendo uma trapalhada e colocando Discworld em perigo. Além de humor, este livro tem um pouco de romance, Com muita zoeira, é claro.

Sourcery

Um mago (wizard) é o oitavo filho de um oitavo filho, um Sourcerer é o oitava filho de um mago. Enquanto um mago apenas manipula a mágica presente no mundo, um Sourcerer é capaz de criar mágica. O resultado não é bom para o Universo, sendo um dos motivos da obrigatoriedade de celibato dos magos. Mas um mago se rebela, casa, é expulso da Unseen University e, como vingança, trata de ter um oitavo filho. Novamente Discworld está em perigo. Quem salva é Rincewind, com o auxílio de Conina, a Cabeleireira (filha de Cohen o Bárbaro e uma dançarina de templo) e Nijel o Destruitor (um fracote que está estudando em um livro como ser um herói barbaro e tem como grito de guerra "ãh, me desculpe").

Veredito

Recomendado. O humor de Terry Pratchett talvez não agrade a todos e o ritmo dos livros tem algumas oscilações, mas a zoeira em cima dos elementos clássicos das histórias de fantasia é excelente.

Nenhum comentário: