domingo, julho 16, 2017

PC Assembler Volume III - O eBook (GRÁTIS)

Finalmente criei coragem, arregacei as mangas e, após alguns meses de trabalho formatando o texto, acertando as figuras e digitalizando as listagens, disponibilizo o terceiro livro da série PC Assembler.


"PC Assembler Usando o DOS" foi publicado em 1988 e traz a influência de um período de evolução do DOS e a minha mudança de emprego. A passagem da Scopus para a Humana mudou um pouco a minha visão: de desenvolvedor de sistema operacional passei a ser usuário de suas APIs.


Na sua primeira versão, o DOS ele era pouco mais que um gerenciador bem simples de arquivos em disquete e um carregador tosco de programas. Uma vez carregado na memória, o programa usava o DOS somente para o acesso a arquivos, o ignorando na maior parte do tempo. A versão 2 foi uma mudança drástica, se afastando do CP/M-80 e flertando com conceitos do UNIX, como estrutura hierárquica de diretórios e acesso a arquivos via handles. A versão 3 era, na época que escrevi o livro, um mistério. Lançada de forma incompleta junto com o PC/AT, foi considerada por muitos uma decepção pelas poucas novidades visíveis a usuários e programadores. O que se soube depois é que foi uma primeira tentativa (sem muito sucesso) de suportar o compartilhamento de arquivos via rede.

Relendo o livro vejo como muito mudou. Vários recursos do DOS parecem grosseiros. Os aspectos baseados no CP/M-80 parecem hoje totalmente sem noção. E por que será que eu usei a grafia MicroSoft?
Este foi o livro mais ambicioso da série até aquele momento. Além de me esforçar para descrever as dezenas de funções oficiais, eu me debrucei ligeiramente sobre as funções não documentadas e os segredos dos programas residentes (TSRs). Inspirado por um artigo da revista PC Tech Journal, dediquei um capítulo ao formato dos arquivos OBJ (fico imaginando se isto foi de utilidade prática para alguém).

Enfim, acho que hoje este livro tem apenas valor histórico. Mas está à disposição de quem quiser ler:

https://drive.google.com/file/d/0BxAzQY17Vad0bWFkTmItbk51MHc/view?usp=sharing

Um comentário:

Fernando Abrão disse...

Opa, usei muito esse livro na faculdade. Era o que tinha de referência na época. Muito obrigado