domingo, janeiro 29, 2017

Resenha: Superman for All Seasons

Superman for All Seasons foi publicado inicialmente em 1998 como uma série limitada de quatro revistas. O roteiro é de Jeph Loeb e a arte é de Tim Sale, colorida por Bjarne Hansen. A versão que eu li é a "Deluxe", que inclui duas histórias curtas do mesmo time e no mesmo estilo, publicadas em 2003 e 2006.



A história é do tipo "coming of age", se passando no período da mudança de Clark Kent de Smallville para Metropolis e complementando a nova origem de Superman criada em 1986. Presumivelmente, ela é quebrada em quatro capítulos: Spring, Summer, Fall e Winter. Cada capítulo possui um narrador: Jonathan Kent, Lois Lane, Lex Luthor e Lana Lang e tratam, respectivamente, da saída de Clark de Smallville, sua chegada a Metropolis, o confronto com Lex Luther e a aceitação final por Clark da sua missão.

O roteiro é excelente, enfatizando o lado emocional, mas tendo os seus momentos de ação (que muitas vezes brincam com expressões clássicas como "faster than a speeding bullet") e de humor. A caracterização dos personagens caiu bem do meu gosto (ao contrário de All-Star Superman, que pretendo resenhar futuramente).

A arte é bastante diferente do traço clássico com o qual me acostumei na juventude, O rosto de Superman é desenhado com poucos traços e um perfil anguloso. Clark Kent é desenhado como uma pessoa significativamente maior que as outras. Os enquadramentos e as cores dão os tons corretos para cada quadrinho, criando movimento ou emoção conforme necessário. Obs.: as imagens de baixa resolução deste post não fazem justiça nem à arte nem à qualidade gráfica da edição deluxe.



Algumas cenas remetem a Norman Rockwell, criador de ilustrações famosas do dia-a-dia refletindo a cultura norte-americana.



Veredito

Imperdível. Como diz Lana: "...to understand that man in the cape who could fly, all I needed to know was Clark".

Nenhum comentário: