quinta-feira, janeiro 19, 2017

O Kit RC2014 - Introdução

O interesse no Z80 continua forte e não é difícil encontrar na internet projetos usando o Z80. O RC2014 me interessou por ser algo relativamente simples e disponível em kit por um preço acessível.




O RC2014 foi criado para a Retro Challenge (veja a história aqui) e está a venda no Tindie, uma plataforma para a venda de hardwares desenvolvidos por makers independentes. No meu caso veio em bagagem de mão da Europa, não precisando fazer escala em Curitiba. O projeto está todo documentado, quem quiser pode caçar as peças e montar como achar melhor.

Existem algumas opções de compra, optei pelo Full Monty que é o kit com as placas necessárias para montar um computador funcional. Abaixo fotos do que vem no kit, nos próximos posts vou comentar cada placa e a montagem (spoiler: funcionou na primeira).

Conteúdo do kit
O kit inclui as placas, os conectores, os circuitos integrados, soquetes para todos os integrados e mais os componentes discretos para a montagem básica (algumas placas prevem montagens opcionais que requerem mais alguns componentes simples). Vem também um manual impresso, mas algumas figuras não ficaram boas em preto e branco. Eu fiz a montagem usando a documentação colorida disponível no site.

Os circuitos integrados
Embora não sejam totalmente raros, alguns destes componentes podem dar trabalho para achar, particularmente o MC68B50 (a UART para a comunicação serial).

Placas e conectores
O sistema é bem modular, com uma plaquinha para cada parte (clock, CPU, Rom, Ram e comunicação). Os conectores usados são do tipo "espeto", uma opção barata e prática.

O Back Plane
As plaquinhas são conectadas a este back plane,



Nenhum comentário: