quinta-feira, janeiro 26, 2017

O Kit RC2014 - Clock e Processador

Neste post vamos ver duas placas essenciais do computador: o clock e o processador.




Clock


A filosofia do RC2014 é ser bem modular e com placas pequenas. Esta placa é um bom exemplo disto. Normalmente o clock estaria junto com o processador e repare como os componentes ficam bem apertadinhos na plaquinha.



Do ponto de vista de circuito, nada de especial. O clock é gerado por um oscilador feito com portas lógicas (um inversor operando como amplificador e outro para deixar a onda mais quadradae servir de buffer) e um cristal. É um circuito clássico (e que se mostrou temperamental quando fiz minhas experiências com o KC89C72). O cristal é de 7,3728MHz, valor apropriado para a comunicação serial a 115.200bps (como veremos adiante).

Além do oscilador, a placa tem lugar para um botão de Reset. O botão de Reset pode ser montado também no backplane, o kit vem com um único botão. Eu tinha outro igual e montei nos dois lugares.

A montagem foi tranquila, apesar da placa ser meio apertada. Um detalhe é que o conetor para esta placa é feito com as sobras dos demais (o kit veio com quatro barras de 40 pinos, esta placa requer um conector de 8 pinos e as demais conectares de 34 ou 36 pinos).

Processador

Esta placa contem o Z80, um resistor e lugar para cinco jumpers. O resistor é um pullup para o sinal de interrupção. As instruções mandam fechar três dos jumpers com fios, mas preferi colocar conectores e jumpers removíveis.



Os jumpers são para os sinais RFSH, NMI, BUSRQ, BUSAK e WAIT. Estes sinais não estão no barramento do backplane e tem os seguintes usos:
  • RFSH: Saída, ativo baixo, indica um ciclo de refresh da memória. Desnecessário para o hardware atual do RC2014. O jumper não deve ser fechado, sob o risco de danificar o Z80.
  • NMI: Entrada, ativo baixo, gera uma interrupção não mascarável, O jumper liga este sinal direto ao +5V. 
  • BUSRQ: Entrada, ativo baixo, solicita que o Z80 libera a via para um dispositivo externo (tipicamente para fazer DMA). O jumper liga este sinal direto ao +5V. 
  • BUSAK: Saída, ativo baixo, indica que o Z80 aceitou o BUSRQ e liberou a via. O jumper não deve ser fechado, sob o risco de danificar o Z80.
  • WAIT:  Entrada, ativo baixo, "segura" o Z80. Tipicamente usado para conectar memória ou dispositivos lentos. O jumper liga este sinal direto ao +5V.
Para usar este sinais é necessário tirar o jumper (se instalado) e pegar o sinal pelo pino do conector. Não é muito prático, mas estes sinais só teriam utilidade para hardwares mais complexos que os atuais.

O Z80 que veio no kit é um Z84C0010PEG, que é um modelo ainda em produção e que suporta operação até 10MHz.

Outra montagem tranquila, um pouco repetitiva (um conector de 36 pinos e um soquete de 40 pinos).

No próximo post vamos ver as memórias.

Nenhum comentário: