quarta-feira, fevereiro 24, 2016

PIcasa Indo (Parcialmente) Embora

Uma das várias decisões durante a vida deste blog foi onde armazenar as imagens. Seguindo a indicação do próprio (e pobre) editor de posts do Blogger, eu adotei o Picasa. É aquela conhecida história: originalmente criado por uma empresa pequena, foi comprado pela Google, aperfeiçoado por algum tempo, esquecido e agorá será (parcialmente) desligado. Muito parecido com o que aconteceu com o Shelfari.




A manipulação de fotos pode (até março) ser feita usando uma interface web (Pisasa Web Alguns) ou uma aplicação (Picasa, disponível para Windows e MacOS). A interface web não vinha funcionando bem com o Firefox faz algum tempo (o que me obrigou a instalar o Chrome). A aplicação eu usava somente para fazer backup das fotos. A alternativa a ser usada é o Google Photos, onde já era possível ver as fotos colocadas no Picasa.

Se entendi direito, os links antigos das fotos continuarão funcionando indefinidamente, o que garante a estabilidade do blog. Se os links morrerem, não creio que terei paciência para acertar os meus mais de 1100 posts.

Precisa ver se vão se lembrar de oferecer uma opção para selecionar no editor do Blogger as fotos no Google Photos, como hoje é feito com o Picasa. Aliás, sabe-se lá até quando vamos ter o Blogger. Ele claramente jé está na fase de esquecido (a última grande atualização foi em 2010), mas ainda é um dos sites mais acessados no mundo.

Nenhum comentário: