terça-feira, janeiro 12, 2016

Usando o nRF24L01+ com o MSP430: Um Sensor a Bateria - Parte 3

Continuando o post anterior, vamos ver agora a montagem "definitiva" do sensor, o software final e o desempenho observado.


Hardware

Como vimos na parte anterior, o hardware é bastante simples, aproveitando as ideias do meu intervalômetro. O MSP430 usado é o um modelo bastante básico, o MSP430G2231. Um cristal de 32KHz é usado quando o MSP430 está dormindo, para reduzir o consumo. O rádio é ligado à interface SPI. Os sensores são os mesmos que usei no teste do datalogger: um sensor de efeito Hall e um sensor de temperatura DS18B20. A alimentação é uma pilha CR2032 (3V). O circuito ficou assim:


A montagem foi feita em uma placa padrão:


Software

O software pode ser baixado do github e é o software de teste revisado.

No lado do Raspberry Pi  (também no github), a parte de comunicação é idêntica ao que já vimos. A mudança foi executar como um daemon, para não depender de um usuário logado. Usei para isto uma classe criada por Sander Marechal.

Desempenho

O desempenho ficou abaixo do esperado. No lado do Raspberry eu coloquei uma placa com antena de amplificadores, mas o alcance ficou até menor do que eu tinha conseguido antes. No lado do MSP430, a bateria não durou muito.

Nenhum comentário: