segunda-feira, janeiro 25, 2016

Crítica: Code Complete 2

Code Complete 2 é um livro de engenharia de software totalmente dedicado à etapa de construção de software (projeto detalhado, planejamento da construção, codificação, depuração e testes unitários e de integração).



Antes de mais nada, um alerta. Code Complete 2 é um livro longo, chato, repetitivo e cheio de conselhos que já conhecemos - mas insistimos em ignorar.

Steve McConnell vai fundo no assunto, detalhando cada aspecto e discutindo as principais práticas. As más práticas são muitas vezes exemplificadas com pequenos trechos de código, com a legenda "Codding Horror". As boas práticas são não apenas apresentadas, mas justificadas com explicações e dados reais.

No meio do livro me veio uma revelação: a maioria dos cursos de programação não foca o ensino de programação. Tipicamente se ensina uma linguagem ou um conjunto de algoritmos e o ensino de programação fica restrito a comentários curtos feitos displicentemente. Um exemplo é os nomes de variáveis - todos nós já vimos apresentações detalhadas da sintaxe de nomes em uma determinada linguagem, com vários exemplos de nomes válidos e inválidos. Ao final o instrutor fala algo como "é importante dar bons nomes às variáveis" e segue em frente. Mas o que é um "bom nome"? McConnell dedica um capítulo inteiro a isto, apresentando as motivações, vantagens e desvantagens de alguns padrões usuais.

Mesmo que você tenha muita experiência com programação, é provável que encontre alguns pontos que desconhecia e que você desejará experimentar nos seus próximos projetos. É provável também que você não concorde com algumas práticas que ele advoga.

Veredito

Essencial se você pretende ser um bom desenvolvedor.

Nenhum comentário: