domingo, setembro 13, 2015

Jogo do Mês: Braveland Wizard

Braveland Wizard é descrito no GOG como "old-school turn-based strategy game"; os comentários o descrevem como um jogo causal. Aproveitando uma oferta comprei este jogo e ele acabou sendo o favorito deste mês.




O jogo se passa num belo mapa, a imagem acima mostra o mapa pouco depois do início do jogo. Nos pontos destacados em amarelo você recebe informações, presentes, etc. Os pontos marcados em vermelho são onde você precisará enfrentar uma luta para prosseguir. Com uma exceção (descrita adiante), uma vez vencida a luta o ponto passa a ficar em branco e nada ocorre quando você para nele. A imagem abaixo mostra o mapa após vencer a batalha no ponto vermelho no centro da imagem anterior.



Você controla uma equipe comandada pela mocinha que aparece no mapa. Como uma pitada de RPG, existem características que são alteradas conforme você ganha batalhas, recebe ou compra amuletos ou acumula conhecimentos:


A parte mais importante é a composição da sua equipe. Na figura abaixo temos apenas dois tipos de lutadores, mas outros ficarão disponíveis à medida que o jogo avança. Cada lutador tem um conjunto próprio de habilidades e mais uma habilidade especial. Os primeiros lutadores de cada tipo se juntam voluntariamente à equipe, mas você vai precisar de dinheiro para contratar mais.


Existe ainda os talentos, que estão organizados em uma espécie de árvore e requerem pontos que você ganha ao ganhar batalhas importantes. Os talentos influem nas batalhas.


 As batalhas são por rodadas e é onde entra um pouco de estatégia:


Existe um boa variedade de adversários com características variadas. À medida em que o jofo avança os adversários são mais poderosos; três deles são considerados Boss e trazem recompensas especiais.
 
Ao final de uma batalha você ganha uma recompensa correspondente à força do inimigo. Dela é descontada o custo dos seus lutadores derrotados:


Existem três níveis de dificuldade (que pode ser alterada durante o jogo). O nível fácil realmente não trás dificuldades. No nível médio o dinheiro é um pouco mais apertado. É aí que entram alguns locais especiais onde você pode entrar várias vezes e lutar contra adversários aleatórios. No nível maior de dificuldade o dinheiro é extremamente curto e os adversários mais difíceis.

A música e os efeitos sonoros são apropriados, não sendo cansativos nem memoráveis.

O jogo é salvo automaticamente quando você volta ao menu principal, o que favorece o estilo casual de jogar: você entra, enfrenta uma ou duas batalhas e sai. De um modo geral não achei que o jogo exigisse muito pensamento ou estratégia. O nível mais difícil me pareceu mais trabalhoso (por precisar muitas batalhas para acumular dinheiro para montar uma equipe forte) que propriamente difícil.

O jogo é relativamente curto, é possível completar em menos de um dia. Uma vez completado o jogo,  os atrativos para jogar novamente são algumas poucas opções definitivas de caminho (onde você escolhe um destino e outro fica inacessível) e a impossibilidade de acumular todos os talentos e mágicas em um único jogo.

Veredito

Recomendado se você estiver procurando um jogo casual e ele estiver em oferta.

Braveland Wizard é um jogo divertido para ser jogado casualmente e prendeu a minha atenção por algumas semanas. Entretanto, é um jogo curto e com poucos atrativos para a repetição. Valeu pelo preço que paguei (US$1,75 - 75% de desconto) mas não acho que eu pagaria o preço cheio (US$6,99).

Nenhum comentário: