domingo, maio 10, 2015

Jogo do Mês: Banished

Banished é um jogo de um gênero bastante concorrido, o chamado "city building". Basicamente você administra uma cidade e seus habitantes, gerenciando recursos e construindo prédios. Desenvolvido por uma única pessoa, Banished possui algumas características que o tornam aditivo e encantador.


A primeira coisa que se percebe em Banished é a qualidade visual. Terreno, prédios e habitantes são mostrados em 3D, com recursos para aproximar, afastar e inclinar a câmera. As imagens são excelentes e as animações muito boas.



Ao contrário de outros jogos, Banished é exclusivamente administração da cidade, não tendo um lado militar. O seu objetivo primário é sobreviver e a partir daí expandir a cidade.

Embora exista uma simulação habitante a habitante, que nascem, crescem e morrem, você não precisa se envolver em micro-gerenciamento. Existem quase vinte profissões e você apenas indica quantos habitantes deseja em cada uma. Quando um habitante tem uma profissão mas não tem nenhuma tarefa relacionada a ela, ele automaticamente vira um trabalhado (laborer) executando tarefas braças de coleta e movimentação de recursos (madeira, pedra, ferro e carvão).



Como de costume neste tipo de jogo, existem vários tipos de prédios com funções diversas; a construção de cada um deles requer certas quantidades dos recursos. Alguns destes prédios convertem os recursos básico em materiais mais sofisticados. Existem também vários tipos de comida, que podem ser obtidos de diversas forma (coletados, pescados, caçados, plantados ou trocados).

No início do jogo a preocupação básica é a sobrevivência. O passar do tempo é organizado em estações, e o inverno é bem rigoroso, exigindo o acumulo prévio de comida, lenha e agasalhos. Inicialmente os seus poucos habitantes tem uma pequena quantidade de recursos (que muda conforme o nível de dificuldade) que se esgota rapidamente.



Mais adiante no jogo o comércio é fundamental para dar acesso a coisas que a sua cidade não tem (como animais, no caso da dificuldade padrão). O sistema para isto é bastante simples: existe um tipo de prédio específico para armazenar os bens a trocar (não existe dinheiro) e aproximadamente uma vez por anos um barco chega oferecendo produtos.

O que torna Banished tão especial? Uma mecânica simples com fatores bem equilibrados, que não torna a administração estressante e deixa tempo para admirar o belo visual.

Veredito

Recomendado.

Banished pode ser adquirido no site do desenvolvedor, GOG.com, Steam e Humble Store. O preço cheio é US$19.99, mas já esteve várias vezes em promoção.

O jogo está atualmente disponível somente para Windows, mas o desenvolvedor está trabalhando no port para Mac e Linux.

Alguns sites sobre o jogo:

http://www.shiningrocksoftware.com/
http://www.gamezebo.com/2014/02/26/banished-walkthrough-cheats-strategy-guide/
http://guides.gamepressure.com/banished/
http://banished-wiki.com/wiki/Main_Page

Nenhum comentário: