terça-feira, maio 05, 2015

Expansion Board para o Raspberry Pi (Suptronics X100)

Esta placa é uma "traquitana" que achei por acaso na DX algum tempo atrás (nesta página). Ela se propõe a acrescentar de forma compacta uma série de acessórios úteis. A placa que testo aqui foi desenvolvida para o modelo B original, mas existem versões para os modelos mais recentes.



Especificações

Os recursos fornecidos pela placa são:
  • Fonte: o Raspberry Pi exige uma fonte regulada de 5V, a X100 possuiu uma fonte para alimentá-lo que aceita tensões de 6 a 23V (é sugerido usar uma fonte de 12V)
  • Conversor HDMI -> VGA. Embora a saída HDMI do Raspberry Pi seja ótima para ligar uma TV, muitos monitores (e muitos projetores) possuem somente entrada VGA.
  • RTC: o Raspberry Pi não possui um relógio. Se você estiver sempre ligado à internet, não é um problema pois ele pode pegar a data e hora pelo NTP. A X100 possui um relogio PCF2129A com bateria de lítio.
  • Porta RS232: O Raspberry Pi possui uma porta serial, mas com sinais em nível lógico de 3V. A X100 converte estes sinais para o padrão RS232.
  • Saidas digitais com transistor darlington: as saídas digitais do Raspberry Pi trabalham com 3V e suportam correntes bem baixas. A X100 possui um ULN2803 para permitir a ligação de dispositivos que requeiram correntes maiores.
  • Hub USB com 3 portas, com alimentação independente.
  • Adaptador para cartão SD e micro SD: a X100 pode funcionar como um adaptador USB / SD, tanto para o Rapberry Pi como para um PC (desconectando a USB da X100 do Raspberry).
  • Botão de reset: uma comodidade que falta nos Raspberrys.
Instalação

Junto com a placa vem uma conexão HDMI, uma conexão USB, um conector de dois pinos e dois espaçadores com parafusos.

As instruções para montagem estão aqui; não são perfeitas mas dá para seguir. O que talvez assuste alguns é que o conector de dois pinos precisa ser soldado no Raspberry Pi. Este conector dá acesso ao sinal de Reset, se você não montá-lo o botão correspondente não vai funcionar. É uma solda bem fácil: apenas dois pinos em uma região pouco ocupada da placa.



Uso

Fiz alguns testes bem básicos com a placa. O primeiro foi ligar teclado, mouse e monitor "VGA", colocar no Raspberry um cartão SD com o NOOBS e alimentar com uma  fonte 12V:


Não tive problemas em instalar o Raspbian nesta configuração. A região do HDMI da X100 ficou razoavelmente quente; não recomendaria colocar em uma caixa mal ventilada. O passo seguinte foi conectar um cabo de rede e fazer a instalação do driver do relógio. Novamente, funcionou como esperado.

O teste da RS232 foi feito ligando a um PC e fazendo login pela serial. Aqui teve uma pegadinha: apesar do conector na placa ser macho, ele está configurado modo DCE ao invés de DTE (resumindo, o pino 2 é TxD e o pino 3 RxD). Para conectar ao PC deve ser usado um conversor "fêmea/fêmea pino-a-pino" e não um "null modem" (que cruza os pinos 2 e 3).  Fora isto funcionou bem.

Não tive problemas com o botão de Reset; uma utilidade adicional é usá-lo para acordar o Raspberry após executar um halt.

Por último testei o adaptador SD com o Raspbian. Na interface gráfica o cartão é montado automaticamente, no console é preciso montar manualmente (o que requer saber qual o device a usar). Atenção que embora a X100 tenha conectores para SD e micro SD eles não podem ser usados ao mesmo tempo (pois estão "em paralelo").

Ficou faltando testar as saídas digitais "turbinadas", o que fica para uma outra oportunidade.

2 comentários:

Guilherme Garnier disse...

Desculpe a ignorância, mas o que muda com a presença de uma fonte, na prática? O consumo de energia muda?

Daniel Quadros disse...

O Rasp Pi requer uma alimentação de exatos 5V, o que nem sempre está à mão. A fonte na X100 permite ligar uma alimentação com uma faixa mais larga e menos precisa. O consumo de energia aumenta, pois parte será transformada em calor no regulador.