domingo, abril 19, 2015

Resenha: Past and Present Danger

Procurando uma leitura mais leve e curta, mais uma vez fui atrás de um livro dos Hardy Boys. Esta é uma obra relativamente recente (2001), parte dos "Hard Boys Digests". Nesta série o ambiente da história está modernizado, mas o tom e os personagens costumam seguir a série "clássica", publicada de 1927 a 1979. O que me surpreendeu neste livro foi uma certa violação disto.


A trama básica é simples: um repórter desacreditado chega a Bayport atrás de uma grande história e os Hardys acabam se envolvendo com ele e com bandidos perigosos. Não vai surpreender ninguém que este mistério está relacionado ao caso mais recente (e secreto) do pai e que alguns amigos dos Hardys ajudarão na investigação (de forma discreta, é claro). Até aqui é um enredo típico da série.

É uma pequena surpresa que a ligação entre os Hard Boys e o repórter se dá através da Tia Gertrude. A grande surpresa é que o livro apresenta uma interessante história passada para ela e a faz um personagem de verdade. Tradicionalmente as histórias não são muito fortes em caracterização de personagens, particularmente as femininas (os fãs até brincam com isto, como aqui). Foi realmente esquisito ver a tia Gertrude agindo com motivações mais realistas e participando ativamente da solução do mistério. Infelizmente esta mudança não foi propagada para os livros seguintes.

O mistério em si é um pouco mais confuso que de costume e algumas coisas não ficaram bem explicadas no final. As situações de perigo me pareceram um pouco mais reais, o que tornou a leitura mais emocionante.

Veredito

Recomendado



Nenhum comentário: