domingo, fevereiro 08, 2015

Crítica: Make - Analog Synthesizers

Circuitos que fazem sons sempre me atraíram. Na juventude, discos do Rick Wakeman, ELP e Triunvirat (entre outros) traziam aos meus ouvidos exóticos timbres eletrônicos. Os circuitos que eu montei, entretanto, nunca foram além de bips. O livro "Make - Analog Synthesizers"  promete ensinar as ferramentas, técnicas e informações necessárias para montar sintetizadores analógicos. O autor, Ray Wilson, mantém um site e uma loja sobre o assunto (Music From Outer Space - MFOS).


O primeiro capítulo é a introdução, falando o que é um sintetizador analógico.

O segundo capítulo sugere as ferramentas e componentes que você deve ter e fala um pouco sobre como depurar um circuito que não funciona. Estas informações são úteis, principalmente para quem tem pouca experiência com eletrônica. Na parte dos componentes, alguns itens não são muito fáceis de encontrar. Achei um pouco frustrante que vários componentes são mencionados apenas neste capítulo, sem maiores exemplos de uso.

O capítulo 3 entra na teoria, falando nos módulos usados para montar um sintetizador. Entretanto, não chega aos detalhes de como implementá-los.

O capítulo 4 não me agradou, por ser basicamente um manual para o kit Noise Toaster da MFOS. Tem algumas informações úteis, mas não vi muito sentido em colocar as instruções passo a passo de montagem.

O capítulo 5 fala, de um ponto de vista teórico, um pouco sobre Amplificadores Operacionais, que é o componente básico para montagem de sintetizadores analógicos.

O capítulo 6 volta ao Noise Toaster, comentando as várias partes do circuito.

O capítulo 7 fala no uso do micro para editar os sons produzidos. É um assunto interessante, mas eu preferia que o espaço fosse usado para falar mais sobre circuitos e eletrônica ao invés de ficar explicando o funcionamento de um programa específico (Audacity).

Por último, nos apêndices, temos algum material técnico interessante. O primeiro fala de forma mais prática sobre amplificadores operacionais, o segundo vai fundo em um modelo específico (LM13700) e o terceiro fala um pouco sobre o uso de circuitos digitais CMOS nos sintetizadores.

Veredito

Fico muito indeciso sobre recomendar este livro. Por um lado, o autor não somente entende do assunto como é apaixonado por ele. Sua explicações são bastante precisas e claras. O site dele tem muita informação e projetos (com detalhes suficientes para você se aventurar sozinho sem comprar os kits).


Entretanto, ele parece ter divagado demais nos temas. O capítulo sobre ferramentas e componentes poderia ser mais enxuto. O destaque dado ao manual de montagem do Noise Toaster e ao uso do Audacity para editar sons me parece equivocado. O primeiro apêndice está mais em linha com o que eu esperava. Dá até vontade de falar que este apêndice vale a compra do livro, mas é provável que um livro específico sobre Amplificadores Operacionais traga as mesmas informações e muito mais.

Se você se interessa pelo assunto e quiser arriscar este livro, fique de olho nas promoções de 50% de desconto na O'Reilly. Você pode também baixar uma amostra do site com os dois primeiros capítulos.

Nenhum comentário: