quinta-feira, dezembro 04, 2014

Display LED Alfanumérico por Segmentos - Parte 1

Quando falamos de displays LED com segmentos, normalmente nos referimos aos de 7 segmentos, que permitem apresentar os dígitos e, com bastante imaginação, algumas letras. Existe uma outra variante, com mais segmentos, capaz de apresentar todas as letras de A a Z de uma forma mais legível. Neste post e no seguinte vamos brincar com um display deste tipo.



Este deve ser (espero!) um projetinho pequeno.A inspiração e base vem de um projeto do Evil Mad Scientist, o LED Micro-Readerboard. No melhor espírito hacker, eles soldam um ATtiny2313 diretamente nos pinos do display (veja as instruções em PDF aqui). Os detalhes técnicos estão aqui e os fontes estão disponíveis sob licença GPL.


O display que eu tenho para usar é diferente do deles. Para começar, é um display duplo, capaz de apresentar dois caracteres. Olhando com mais atenção, este display tem 14 segmentos e o que eles usam tem 16. A diferença é que no display deles as linhas superior e inferior são compostas por dois segmentos e no que vou usar por apenas um.



Olhando como eles fazem os caracteres, percebi que os dois segmentos a menos não serão problema. já nunca uma metade fica acesa e a outra apagada. Os dois segmentos a menos liberam dois pinos do ATtiny para comandar os catodos, o que será necessário para multiplexar as duas metades do display.

Além da ligação do display, a minha montagem vai ser diferente por ser alimentada por 5V e ter resistores para limitar a corrente nos LEDs. O comando dos catodos será feito através de transistores para suportar a corrente de vários segmentos acesos simultaneamente.

O software será diferente, já que vou mudar o mapeamento dos segmentos, multiplexar as duas metades e fazer um scroll lateral da mensagem.

No próximo post espero mostrar o projeto completo.

Nenhum comentário: