sexta-feira, dezembro 26, 2014

Crítica: The Gamers

The Gamers é uma série de filmes hilários relacionados a jogos, da produtora independente "Dead Gentlemen Productions".


The Gamers

É o primeiro filme, produzido em 2002 com "forte restrições orçamentárias". Com 48 minutos (na versão do diretor), mostra uma sessão de RPG numa noite de sexta feira. O filme alterna entre a visão dos jogadores e a visão dos personagens. Seguindo (quase) à risca as regras do jogo, temos cenas bizarras causadas por um rolar feliz ou infeliz dos dados e do sistema de penalidades e bônus. Não satisfeito em roubar a bolsa e a faca de um personagem secundário (um NPC), o ladrão do grupo se exibe roubando-lhe... as calças!  E que tal um ataque sorrateiro com uma ballista? E não esqueçamos de Mark, o personagem cujo jogador está ausente durante quase todo o jogo. E para encerrar, que tal um final surreal?

Os jogadores

Os personagens

The Gamers: Dorkness Rising

Lançado em 2008, é uma produção um pouco mais caprichada, com 105 minutos de duração. Não é exatamente um continuação, pois o único personagem comum é o Mark (que aparece rapidamente e se refere aos acontecimento do filme anterior como "o incidente").

A história é também mais elaborada. Lodge está tentando escrever uma campanha de RPG, mas está tendo dificuldades ao testá-la com o seu grupo de amigos. Após mais um final forçado pela morte de todo o grupo, decidem incluir mais pessoas no grupo. A única que conseguem convencer a participar é a ex-namorada de um deles (Joanna), e Lodge se divide entre ser o Game Master e um dos jogadores (com o intento de dirigir o jogo para o final). Os outros jogadores, entretanto, não estão a fim de facilitar e selecionam personagens pouco convencionais. O personagem de Gary é uma feiticeira e, dependendo da circunstâncias, é representado no filme por uma mulher ou pelo Gary com uma ridícula peruca loira. Piadas à parte (e não são poucas), cada um dos jogadores representa uma filosofia de jogo.

Nosso grupo de herois, prestes a enfrentar sua primeira luta

Conseguirão os nossos heróis completar a aventura? Irá rolar um romance entre Lodge e Joanna? Você conseguirá ver sem molhar as calças?

The Gamers: Hands of Fate

Lançado em 2013, após um financiamento via Kickstarter, é o mais sofisticado dos filmes e tem uma duração de 125 minutos.

Apesar de começar como se fosse uma continuação do filme anterior, ele dá uma guinada e se concentra em apenas um dos personagens (Cass) e trata de CCG (Collectible Card Game) ao invés de RPG. Ao contrário dos filmes anteriores, a maior parte da ação está nos jogadores e não nos personagens. É um pouco mais escasso em piadas, mas é uma eloquente afirmação das virtudes dos CCG.

A batalha final

O jogo apresentado era fictício, porém acabou sendo fabricado como parte das recompensas do Kickstarter.

The Gamers: Humans and Households

Também de 2013 e composto de três episódios curtos (totalizando 29 minutos), este filme inverte a situação: quatro heróis de um mundo de fantasia tentam completar um jogo onde são pessoas "normais" no nosso mundo (um atleta, uma enfermeira, um ativista e uma geek). Não há muita história, apenas gags encadeadas. O mais hilário de todos. Fraldas são recomendadas!

O primeiro desafio: atravessar a rua

The Gamers: Natural One

O terceiro filme de 2013, também totalizando 29 minutos. O jogo é um RPG, mas com cenário de ficção científica cyberpunk. Não é tão brilhante ou hilário quanto os demais, mas tem os seus momentos. Mesmo com uma história mais fraca (rapaz precisa provar que é gamer bastante para se casar com a mocinha) e um final abrupto, é bem divertido.

O nosso herói assumindo naturalmente a liderança do grupo
Veredito

Recomendados.

Mesmo não sendo um praticante de RPG ou CCG, deu para pegar bem as piadas (provavelmente várias devem ter me escapado).  As atuações são muito boas e os efeitos especiais simples caem como uma luva.


Os filmes podem ser adquiridos para download no site dos produtores ou no gog.com, entre outros locais. Fique de olho nas promoções; eu comprei a série completa com um bom desconto.

Nenhum comentário: