domingo, novembro 23, 2014

Crítica: Audio Book Grátis - Off on a Comet

Um dos livros de Jules Verne mais marcantes da minha juventude foi "Hector Servadac". Retomando a audição de audio books grátis no carro (obrigado, propaganda eleitoral!) escutei recentemente a versão de "Off on a Comet" (nome do livro em inglês) disponível no LibreVox.



O Livro

A wikipedia traz informações muito interessantes sobre este livro. Publicado inicialmente na França, em 1877, a versão em inglês tem uma história bastante complicada (a começar pelo título, que entrega o que seria um mistério na primeira parte do livro).

Como o título em inglês revela, a história narra as aventuras de um grupo de pessoas que acaba viajando em um cometa após este raspar na superfície terrestre. Como de costume, a ciência ajuda os aventureiros e Verne mistura fatos (do ponto de vista da época em que foi escrito), com alguns devaneios e erros. Os personagens são bem caricatos. Se as imagens dos espanhóis e ingleses podem ser consideradas meros alívios cômicos, a descrição do judeu Isaac Hakkabut é abertamente ofensiva (mesmo na época em que o livro foi escrito).

A wikipedia menciona algo que eu desconhecia: supostamente a ideia inicial de Verne era matar todos os protagonistas no final do livro (e o sobrenome do personagem principal, Servadac, seria uma pista - cadavers ao contrário). Mas a editora o teria convencido a mudar o final, o que explica ele ser tão abrupto e inverossímil.

Quem quiser ler o texto em inglês, ele está disponível no Projeto Gutenberg. Aparentemente o livro não está disponível atualmente em português, mas a Estante Virtual encontrou dezenas de exemplares usados.

O Ebook

Como as demais produções do LibreVox, a narração é feita por voluntários. Ao contrário dos livros que ouvi anteriormente, neste caso não é o mesmo narrador em todos os capítulos. Se por um lado esta variedade evita uma certa monotonia, por outro lado abre espaço para grandes variações. Embora nenhuma narração seja ruim, algumas são apenas medianas. As variações de volume (e da qualidade da gravação em geral) podem ser um pouco irritantes. A variação nos sotaques foi interessante, mas requer um esforço maior de compreensão (pelo menos para mim, eu sinto que preciso de uma certa concentração e tempo para "sincronizar" com o narrador).

Veredito

 Fracamente recomendado.

Embora este livro tenha um grande valor sentimental para min, não é das melhores obras de Jules Verne. A qualidade da narração é inconsistente, o que pode atrapalhar quem tiver menos fluência em inglês.

Nenhum comentário: