quinta-feira, setembro 11, 2014

Avaliação: Garagino

O pessoal do Lab de Garagem me cedeu para análise um exemplar de outra das suas opções ao Arduino, o Garagino. É um modelo minimalista, o que se reflete em um preço muito atraente.

O Garagino (no alto) e alguns de seus acessórios

Basicamente o Garagino é uma placa compacta com um ATmega328 (encapsulamento DIP), um cristal de 16MHz, um botão de reset e dois LEDs (alimentação e na saída D13). Todos os sinais do ATmega estão disponíveis em pinos na parte inferior. Um conector na lateral permite conectar um conversor serial USB para carga de sketchs (o ATmega vem com o bootloader do Arduino gravado).


Uma primeira aplicação para o Garagino consistem em espetá-lo diretamente em uma protoboard para experiências e desenvolvimento de protótipos.



Graças a seu baixo custo, o Garagino pode ser usado diretamente em montagens definitivas.


Em relação ao Arduino Uno, temos três simplificações. A primeira é a ausência de regulador de tensão. Em muitas aplicações isto pode ser uma vantagem, já que o Garagino pode ser alimentado diretamente com tensões de 1,8 a 5V (por exemplo, duas ou três pilhas comuns).

A segunda é a ausência do conversor serial USB diretamente na placa. Considerando que a atualização do software em uma montagem definitiva é rara, é uma redução de custo muito lógica. Você pode comprar um único conversor e usá-lo com vários Garaginos (inclusive a loja do Lab de Garagem tem pacotes deste tipo). O Lab de Garagem desenvolveu um conversor que espeta diretamente no Garagino. Este conversor tem a vantagem adicional de disponibilizar todos os sinais do chip conversor, possibilitando o seu uso em outras aplicações.

A terceira simplificação é não ter compatibilidade mecânica com os shields do Arduino. O Lab de Garagem desenvolveu alguns shields específicos para o Garagino, como o Mini Proto Shield (em baixo à direita na foto no início do post).


Para quem precisa de uma compatibilidade maior existe o Garagino Dock, que é uma placa com formato, conectores e reguladores de tensão padrão Arduino onde o Garagino pode ser espetado. Um Garagino com Dock custa um pouco mais que o "Easy Black" (e não tem o conversor serial USB), portanto é uma opção para ser usada na prototipação e não em uma montagem final.


O Garagino pode ser espetado tanto na parte de cima como na parte de baixo do dock:
Encaixado em cima
Encaixado em baixo, para conectar shields


Veredito

O Garagino é uma opção muito boa, tanto para prototipação como para montagens definitivas. Além do Garagino em si, o Lab de Garagem desenvolveu uma linha de acessórios muito práticos.


Um comentário:

Anônimo disse...

professor passou isto em aula kskks