domingo, agosto 17, 2014

Resenha: The Clue of the Broken Locket

"The Clue of the Broken Locket" é um mistério da série Nancy Drew. O criador desta série foi o mesmo que que criou os Hardy Boys (Edward Stratmeyer) e o esquema é o mesmo: ele escrevia uma sinopse curta e passava para ghost writers escreverem o livro, que depois era publicado sob um pseudônimo (no caso Carlyn Keene). Também como os Hardy Boys, os primeiros livros passaram por uma revisão e redução (a partir de 1959) para retirar anacronismos e estereótipos raciais e padronizar o tamanho.


"The Clue of the Broken Locket" é o décimo primeiro livro da série e eu li o eBook com a versão revisada. Segundo a wikipedia (cheio de spoilers), a trama foi bastante alterada na revisão.

A história começa com Nancy recebendo a incumbência do pai de entregar chave de uma casa a uma inquilina misteriosa. Daí para frente é uma sucessão de acontecimentos misteriosos.  A impressão é que tentaram colocar um pouco de tudo na história: um barco fantasma, tesouro de família, duas pessoas muito parecidas, os pingentes que se encaixam, falsários, por aí vai. Nancy e suas amigas parecem totalmente perdidas no meio disso tudo, fazendo tentativas aleatórias para resolver os mistérios. As "deduções" não se baseiam em nenhum raciocínio lógico ou pistas concretas.

A solução final inclui um monte de coincidências e acontecimentos difíceis de acreditar.



Veredito

Não recomendado.

Nenhum comentário: