terça-feira, agosto 26, 2014

Lunar Lander Mark III - Hardware

Conheci o Lunar Lander como um jogo para calculadoras e micros. Esta é a minha terceira versão utilizando microcontroladores.


Eu já falei um pouco sobre o jogo em 2009, no post sobre a minha primeira versão. Esta versão inicial foi construída com displays duplos de sete segmentos e um microcontrolador PIC. Os displays foram montados em uma placa soldada e o PIC em uma protoboard. A ideia inicial era fazer uma montagem mais definitiva, mas acabou encostado

A segunda versão foi feita em 2012, usando um Arduino para controlar um módulo com displays de sete segmentos, LEDs e botões. Novamente foi uma montagem provisória.

O objetivo para esta terceira versão foi ter uma montagem mais definitiva. Resolvi utilizar um Arduino Nano e módulos prontos para os displays (que nós já vimos aqui e aqui). Além de três displays (altitude, velocidade e combustível), o projeto utiliza dois botões de contato momentâneo (disparo e reset), um potenciômetro (queima), um LED (aviso de bateria baixa), um buzzer (para sinalizar pouso mal sucedido) e um botão liga e desliga. O único circuito montado com peças avulsas  (não contando o resistor de 330R em série com o LED) foi o transistor para acionar o buzzer:



Fora isto, o projeto eletrônico se limitou à interligação entre o Arduino e os componentes:

A montagem foi feita em uma caixa plástica padrão. Displays, LED, botões e potenciômetros foram fixados na tampa. O posicionamento foi bastante atrapalhado pelo posicionamento inadequado dos conectores dos displays. No final eu soldei fios diretamente na placa ao invés de usar os conectores.

Para evitar furações complicadas, eu fiz a tampa em uma impressora 3D. A primeira impressão teve alguns problemas de projeto (furos muito estreitos ou ligeiramente fora de posição) e um problema de impressão (as bordas se destacaram da base e se curvaram para cima). Mas eu fui impaciente e segui em frente com esta impressão mesmo e ficou bom o suficiente para eu não me arriscar a fazer outra.


O acabamento da tampa foi feito colando um contact e, por cima dele, uma etiqueta transparente com as legendas impressas. A impressão foi retocada em alguns pontos usando uma caneta preta de escrita permanente (por aqui conhecida como caneta de escrever em CD).


O Arduino e o buzzer foram montados em uma placa fixada no fundo da caixa. Após pensar muito em como interligar as duas partes, acabei usando conectores do tipo "espeto" macho nas duas partes e um cabo de ligação de HD IDE.



No próximo post vamos ver o software.

Documentação do projeto na wiki do Garoa Hacker Clube: https://garoa.net.br/wiki/Lunar_Lander_Mk_III



Nenhum comentário: