quarta-feira, agosto 20, 2014

Avaliação: Easy Black

A "EasyBlack" é uma placa nacional compatível com Arduino comercializada pelo Laboratório de Garagem.


Compra e Entrega

A Loja do Laboratório de Garagem é uma loja virtual tradicional. A loja possui uma pequena mas interessante quantidade de produtos, com destaque para os produtos incubados (criados por membros da comunidade do Laboratório de Garagem). Não existem grandes dificuldades em navegar entre os produtos e realizar uma compra. No momento, a EasyBlack está com o preço de R$69, inferior ao Arduino original.

O pagamento pode ser feito com cartões e boleto (via pagseguro) ou através do PayPal. As opções de entrega são Sedex, PAC e retirar na loja (em SP, na Vila Mariana). Optei por PAC, por ser mais barato que Sedex.

Fiz a compra em uma segunda feira de manhã e recebi imediatamente a confirmação por email. No meio da tarde veio o aviso da emissão da Nota Fiscal eletrônica. O aviso do envio, com o número de tracking no site dos Correios, veio no final da terça feira. Na quinta à tarde os Correios fizeram a entrega aqui em São Paulo.

A Placa

A placa é compatível com o Arduino UNO R3 original, tanto do ponto de vista de programação como mecânico, mas tem algumas diferenças:
  • A interface USB é feita usando um chip FTDI FT232RL ao invés de um microcontrolador ATmega16U2.
  • O conector USB é do tipo mini-B, ao invés do tipo B padrão.
Segundo o site, o chip FTDI é mais estável. Pessoalmente nunca tive problemas com a USB do UNO R3. Os usuários Windows podem usar o driver que vem com a IDE do Arduino.

Eu gostei do uso de um conector mais compacto, mas preferia que fosse o micro-B, que é o padrão atual para celulares. Por outro lado, o mini-B é o utilizado no popular Arduino Nano.

Como no Uno italiano, o cabo de conexão não acompanha a placa. Isto possivelmente é vantajoso para quem já tem o cabo em casa, mas pode ser chato para quem está começando e não tem um cabo mini-B, A loja venda separadamente o cabo (preço no momento R$12).


A placa vem em um saquinho plástico descartável. Além da placa veio a nota fiscal (DANFE), um cartão do Laboratório de Garagem, um cartão da Loja do Laboratório de Garagem e um adesivo do Laboratório de Garagem.

Veredito

A EasyBlack é uma boa opção para quem usa ou pretende conhecer a plataforma Arduino. É um produto de boa qualidade, projetado e fabricado no Brasil e comercializado por um preço inferior ao da placa original italiana.

2 comentários:

Marcos Vinicius disse...

Comparado a BlackBoard da RoboCore com a EasyBlack do Laboratório de Garagem qual que você acha que tem melhor qualidade?

Daniel Quadros disse...

Pelo que vi até agora os dois tem qualidade equivalente (muito boa).