domingo, julho 20, 2014

Crítica: Superman e a Legião dos Super-Heróis

A Legião dos Super-Heróis é uma das série mais maltratadas da DC, apesar de ter um grande número de fãs. É a vítima preferida dos reboots e retcons (onde origem e personagens são radicalmente alterados retroativamente, invalidando anos de publicação).

Como muitos, minha preferência é pela versão original (que li quando jovem e reli em grande parte graças aos caros e cada vez mais raros Archives e as eventuais coletâneas). Algumas versões posteriores me irritam pelas histórias capengas, mudanças absurdas e arte de qualidade altamente questionável. Mas o que incomoda mais os fãs é a ausência de novas histórias nos últimos anos. Foi, portanto, com um misto de apreensão e alegria que eu vi nas bancas "Superman e a Legião dos Super-Heróis", da Panini Books.

Publicada originalmente no final de 2007 na revista Action Comics, é parte de mais uma tentativa de reinvenção do grupo. A boa notícia é que esta reinvenção consistiu em retornar (na maior parte) ao conceito original (antes da "maldita" Crise em Infinitas Terras).

O roteiro é de Geoff Johns. Não é incrivelmente original, mas totalmente satisfatório. No ano 3008 a história de Superman foi totalmente deturpada, colocando a Legião na clandestinidade. Após tentativas mal sucedidas de restaurar a verdade, Braniac 5 resolve trazer Superman ao futuro, apesar de determinadas mudanças (que você vai descobrir no final da primeira parte) colocarem a vida de Superman em perigo.

A história acha espaço para quase todos os inúmeros membros da Legião e até para alguns personagens mais secundários. O tom me pareceu no ponto certo e no final temos o devido reforço à posição de Superman como um líder dentro dos heróis e figura importante na definição do futuro.

A arte de Gary Frank é, dentro dos meus padrões, muito boa (embora ainda prefira os traços mais clássicos).

A tradução não me fez ranger os dentes, apesar dos codinomes dos heróis ser diferente dos da minha juventude. A qualidade da impressão e encadernação também são muito boas.

Veredito

Recomendado (se for fã da Legião, fortemente recomendado).

Nenhum comentário: