quarta-feira, julho 16, 2014

Caixas para o Raspberry Pi

A placa do Raspberry Pi foi projetada para minimizar a área (e portanto o custo). Como consequência, ela não é propícia para a montagem em caixas. Temos conectores em todas as bordas e a primeira versão não tinha nem furos de fixação. Veremos aqui algumas sugestões e uma análise curta de um modelo à venda na Farnell.


O site eLinux.org tem uma lista bem extensa, incluindo tanto caixas à venda como modelos faça-você-mesmo: http://elinux.org/RPi_Cases.

Um modelo faça-você-mesmo bem simples, que usa um CD (ou DVD) e aquele plástico que vem nos tudos de CD:  http://www.vkspartak.sk/discpi/.

Algumas pessoas fizeram caixas bastante complexas para deixar o Raspberry parecido com outros aparelhos:
Você pode fazer uma caixa de papel: um exemplo está aqui e outro aqui (pdf).

A Farnell vem uma caixa plástica transparente por um preço bem razoável. As fotos abaixo mostram esta caixa:




Além da caixa vem quatro pés de borracha adesivos. A parte debaixo da caixa tem também engates para você prender com parafusos na parede (ou outro local).

O acabamento da caixa é bom, achei os encaixes um pouco apertados. É preciso tomar cuidado ao colocar e tirar o Rapberry, pois é fácil quebrar as travas. A grande deficiência (para algumas aplicações) é que os conectores para GPIO, câmera e display ficam inacessíveis. Portanto é uma caixa mais indicada para aplicações como media center.

Nenhum comentário: