domingo, junho 15, 2014

Crítica: "O Que é Isso, Companheiro?" e "Onde Está Tudo Aquilo Agora?"

Variando um pouco, desta vez a leitura não é técnica nem ficção: dois livros de Fernando Gabeira relacionados com a história recente do Brasil.


O Que é Isso, Companheiro?

Escrito por Gabeira em 1979, logo após retornar ao Brasil, este livro relata a sua participação na resistência ao golpe de 64. Foi um campeão de vendas e adaptado depois em um filme.

Os primeiros capítulos me pareceram confusos. A história engrena à medida em que caminha para o ponto alto, o sequestro do embaixador americano. Aliás, Gabeira entrou nisto de forma não planejada: sua missão inicial era alugar uma casa onde seria montada uma gráfica clandestina. Quando decidiram usar o imóvel como cativeiro, Gabeira tinha que participar pois era o morador oficial.

Após a libertação do embaixador, começa a caça aos sequestradores. Gabeira relata a vida na "geladeira" (como ocupante invisível da casa de uma simpatizante), a mudança para São Paulo, a prisão e a passagem por vários locais de "interrogatório" (leia-se tortura) até a cadeia "definitiva". O livro termina no momento em Gabeira deixa o país, como parte de uma troca de prisioneiros pelo embaixador alemão.

Apesar do contexto pesado e dos relatos de tortura, o livro é uma leitura agradável. O tom de Gabeira é leve, com uma mistura de ironia, aceitação do inevitável e um certo balançar da cabeça frente a alguns posicionamentos que ele hoje enxerga como ingênuos . Não existem pregações ou lamentações.

Onde Está Tudo Aquilo Agora?

Este é um livro recente, de 2012. É uma espécie de auto biografia, focada na vida pública de Gabeira. Começa na infância em Minas Gerais, passa pelo seu aprendizado da profissão de repórter, sua participação na luta armada e sua atuação como político, até chegar ao seu retorno (definitivo?) ao jornalismo.

Achei o relato cativante, principalmente pelo aspecto histórico. Alguns capítulos são curtos demais, com poucas páginas destinadas a muitos anos. Gabeira defende, é claro, a sua atuação política. Ela é marcada pela busca de uma certa modernidade, como a questão ecológica no final do século passado. Na sua parte final, trás críticas ao PT e relata a desilusão com os escândalos que se sucedem no Congresso. Mas, novamente, o livro não tem um tom amargo. O epílogo fala de uma luta contínua e paciente, sem alívios imediatos mas com a expectativa da melhora a longo prazo.

Veredito

Recomendo fortemente "Onde Está Tudo Aquilo Agora?". É um relato interessante do que tem acontecido nas última décadas. Se, após a leitura, surgir o interesse de conhecer mais sobre a participação de Gabeira na luta armada, leia "O Que é Isso, Companheiro?".

Nenhum comentário: