domingo, abril 20, 2014

Crítica: The Making of Karateka

Após o relativo sucesso do Making of de Prince of Persia (cuja crítica você encontra aqui), era natural que Jordan Mechner publicasse o Making of do seu primeiro sucesso, Karateka.



Karateka foi um dos motivos de eu ter comprado um Apple ][. A qualidade da animação e do som foi um marco para a época e levava aos limites as capacidades de hardware do Apple ][ original. Embora extremamente  simples, o jogo apresenta uma dinâmica de jogo capaz de entreter tanto jogadores novatos como experientes. A impossibilidade de salvar um jogo em andamento acaba funcionando a favor, levando o jogador a jogar "só mais uma vez" até chegar ao final.

Jordan Mechner desenvolveu Karateka quando estava na faculdade. Este desenvolvimento demorou dois anos (algo que na época parecia um tempo imenso). Um dos elementos marcantes foi o uso de rotoscopia: Jordan filmou (em Super 8) o seu professor de karate e depois, pacientemente, fez desenhos em papel a partir dos quadros do filme. Estes desenhos foram "digitalizados" usando um equipamento chamado VersaWriter. Esta técnica, devidamente aprimorada com os avanços tecnológicos, seria utilizada em outros jogos de Jordan: "Prince of Persia" e "The Last Express".

Como o Making of de Prince of Persia, este livro é uma transcrição quase direta do diário pessoal de Jordan. O livro começa justamente quando ele comprou um caderno e iniciou o diário e termina quando Karateka atinge o primeiro lugar na lista de jogos mais vendidos. Como é de se esperar em um diário, o fluxo do tempo é inconstante. Isto, e a ausência de comentários escritos atualmente, incomoda - nomes de pessoas surgem e somem sem sabermos exatamente quem são, vários assuntos ficam inconclusos. O livro também não entra em detalhes técnicos.

Por outro lado, é um retrato dos sentimentos e pensamentos de Jordan. Estão ali as dúvidas e os questionamentos, as alegrias, os receios e os desapontamentos. Da mesma forma que com o Making of de Prince of Persia, me identifiquei com vários dos sentimentos.

Veredito

Recomendado.

Não é tão bom quanto o Making of de Prince of Persia, mas, se você trabalha com desenvolvimento, possivelmente vai gostar também. Se você trabalha com desenvolvimento de jogos, aproveite as dicas ocasionais sobre jogabilidade.

Os links para comprar tanto a versão física como e eBook estão no site de Jordan: http://jordanmechner.com/ebook/ Você encontra também uma amostra (grátis) com as primeiras trinta páginas.

Nenhum comentário: