domingo, fevereiro 23, 2014

Resenha: The Ghost Brigades

"The Ghost Brigades" é a primeira continuação de "Old Man`s War", que eu já comentei por aqui. É, portanto, uma ficção científica "militarista" que se passa em um futuro onde a raça humana luta com outras para manter e expandir as suas colônias.


Apresentadas no final de "Old Man`s War", as "Ghost Brigades" (cujo nome oficial é "Special Forces") são compostas por clones humanos profundamente alterados, cujos corpos são crescidos em poucos meses. Eles "acordam" já com os corpos desenvolvidos e entram em ação após um treinamento de poucas semanas. Já os soldados normais ("realborn") da "Colonial Defense Force" são humanos de idade avançada.

Este volume aprofunda nas questões morais e práticas da criação de pessoas com o objetivo único de serem soldados. Como pano de fundo, a ameaça da aliança entre três raças alienígenas contra os humanos, promovida por um cientista humano.

Um dos pontos interessantes é o que o livro não limita os alienígenas à condição de "monstros de olhos esbugalhados", apresentando um pouco a cultura e motivação das três raças. Os trechos relativos a batalhas espaciais contém ideias bem realistas.

Embora o final seja altamente satisfatório do ponto de vista de ação, ele deixa a desejar um pouco em outros aspectos. A questão política é deixada praticamente no ar. Embora o motivo do descontentamento do cientista traidor seja bem aceitável, o curso de ação que ele segue não me pareceu fazer muito sentido.

Veredito

Recomendado

Nenhum comentário: