quarta-feira, janeiro 01, 2014

Resoluções de Ano Novo - Edição 2014

Mantendo a tradição deste blog, segue um balanço das resoluções anteriores (de 2013) e um novo conjunto de resoluções para este novo ano.
O Balanço
  • Melhorar o meu foco e tentar fazer menos coisas ao mesmo tempo: Não tive muito sucesso. Continuo tentando fazer mais do que eu consigo e comprando livros, jogos  e "brinquedos" mais rápido do que consigo desfrutá-los.
  • Acertar o ritmo e reduzir o stress no trabalho: O problema continua: aumentou a falta de ânimo para trabalhar e me dispersando facilmente e continuo me estressando muito fácil. Resultado: nova gastrite.
  • Praticar regularmente uma atividade física: O máximo que consegui foi almoçar uma ou duas vezes por semana em locais distantes (20 minutos de caminhada para ir e outro tanto para voltar).
  • Concluir os meus "projetos maravilhosos" interrompidos e fazer até o fim alguns novos: A lista de projetos interrompidos aumentou, mas eu consegui fazer algumas coisas legais até o fim.
  • Lançar o meu segundo blog (que não vai ter nada a ver com tecnologia): Nada feito.
  • Abandonar o vício do Spider: Fracasso total.
Uma curiosidade é que estudar Python esteve nas resoluções de 2007 e 2008 mas nada aconteceu. Agora em 2013, com um empurrãozinho do Garoa eu  pelo menos li um livro inteiro sobre o assunto (o resultado pode ser lido aqui).

As Novas Resoluções
  • Reduzir o backlog: Adequar o nível de novas coisas à minha capacidade de concluir as antigas.
  • Recobrar o ânimo no trabalho: Tentar fazer coisas novas e fazer as coisas velhas de um jeito novo.
  • Praticar regularmente uma atividade física: Antes que seja tarde...
  • Mais "projetos maravilhosos": Ideias não faltam, só preciso de mais foco.
  • Retomar a leitura de livros técnicos: Embora eu tenha ultrapassado o número de livros que pretendia ler em 2013, foram poucos livros técnicos. Tem um monte de coisa boa na estante (ou no Kindle) que precisa ser lida antes de ficar obsoleta.
  • Fazer alguns cursos e treinamentos: Após a faculdade eu sempre fui mais para o lado autodidata, estudando através de livros. A ideia é em 2014 fazer um ou dois cursos on-line e um ou dois treinamentos presenciais curtos.


Nenhum comentário: