sexta-feira, novembro 29, 2013

Raspberry Pi: Colossal Cave Adventure

Na minha jornada por programas antigos não poderia falta o Adventure Original, sobre o qual eu falei aqui muito tempo atrás.


Vou deixar de lado o BASIC, fugir do FORTRAN, e usar uma versão em C. Se você preferir instalar uma versão pronta, tem uma versão com nome adventure no pacote bsdgames:
apt-get install bsdgames
adventure
O Interactive Fiction Archive tem várias versões de Adventure, como descrito aqui. Resolvi usar a versão de 430 pontos, escrita pelo próprio Don Woods. Os fontes podem ser baixados daqui. Para compilar no Raspberry precisei incluir as linhas abaixo em init.c, antes da rotina initialise().
/* DQ: prototipos para evitar erros */
static raw_init();
static finish_init();
static report();
static quick_init();
static quick_save();
static quick_io();
A compilação é feita executando
make
Não se assuste com os warnings (avisos) do compilador.

Para jogar, digite
./adventure
A primeira vez que você executa vão aparecer umas mensagens informando que adventure.text foi convertido para adventure.dat. Nas execuções seguintes o arquivo adventure.dat é usado e as mensagens não são mais apresentadas. A saída do programa apresenta algumas linhas em branco supérfluas, este mesmo comportamento pode ser visto no executável para DOS portanto é uma característica do programa e não um problema específico da compilação no Raspberry.

Os fontes desta versão não são muito bonitos, pois foram gerados automaticamente por Don Woods a partir de fontes em FORTRAN.

Nenhum comentário: