domingo, novembro 03, 2013

Crítica: Batman Chronicles Vol. 1

As séries "Chronicles" da DC trazem as primeiras histórias de seus principais personagens, em ordem cronológica e com um preço mais acessível que as séries "Archives". No ano passado comentei aqui o primeiro volume do Superman, na edição brasileira.A série do Batman também está sendo publicada no Brasil, mas o primeiro volume está esgotado. Resolvi então comprar a versão americana para o Kindle, o que possibilitou avaliar também a experiência da leitura de HQ em formato digital.




O Início do Batman

Como com o Superman (e com a maioria dos super-heróis) o Batman era bastante diferente no seu início. Entretanto, me surpreendi em ver muita coisa se mantém até hoje.

Existem, é claro, muitas coisas que não resistem bem à passagem dos anos, como o Batman fumar cachimbo, ou um Robin criança ser exposto constantemente a risco de morte.A aparência sofre algumas transformações ao longo deste volume, se aproximando mais da atual. O Batman original é mais violento e não sou poucos os adversários que morrem em consequência direta das suas ações.

Nas duas primeiras histórias os adversários são mais "comuns", mas na terceira já surge uma espécie de super vilão . Algumas histórias são um pouco mais esquisitas, como quando o Batman enfrenta um vampiro ou quando conhece um homem sem rosto em Paris. Mais para o final do volume aparecem dois vilões que tem destaque até hoje: o Coringa e Mulher Gato (aqui simplesmente como The Cat e sem roupa especial). Embora a revista se chame "Detective Comics", os roteiros são mais de aventuras do que propriamente histórias de detetive. Lá pelos dois terços do volume aparece Robin, "o menino prodígio".

Aos poucos vão surgindo os acessórios, ainda não chamados de bat qualquer coisa. Mas não demora muito para ele começar a tirar coisas do cinto e se locomover com carros e aviões especiais.Somente após meia dúzia de histórias é apresentada a origem de Batman, que é a já conhecemos.

Apesar das histórias serem muitas vezes estranhas e às vezes totalmente ilógicas ou surreais (ou justamente por isto?), elas prendem a nossa atenção.


Lendo HQ em Formato Digital (Kindle)

"Batman Chronicles Vol. 1" não está disponível para todos os dispositivos. Em particular, não é suportado pelo leitor Kindle para PC. Minha experiência de leitura foi com o Kindle 3 (ou Kindle Keyboard), um Galaxy Tab 7 e um iPad 3 ("retina screen" de 10 polegadas).

Obs.: Clique para ampliar as fotos. Elas dão uma ideia apenas grosseira. A versão impressa na primeira foto é a edição nacional do segundo volume.

Das três plataformas, apenas o Kindle possui o recurso de Zoom da página. Com a ampliação obtém-se uma imagem bastante boa (em tons de cinza, é claro), porém a necessidade de movimentação da janela estraga o ritmo de leitura. Em nenhuma delas é possível rotacionar a tela.Quando se observa a página completa existe uma grande margem em toda a volta, não aproveitando toda a capacidade da tela.

A visão de tela inteira nos três dispositivos 


Em todas existe o recurso do "Kindle Panel View". A ideia é boa: dar zoom em um quadrinho por vez, permitindo avançar e recuar por quadrinho ao invés de página.Já a implementação é ruim. Mesmo ampliado, o tamanho é bem menor que a tela tanto no Galaxy Tab como no iPad e não funciona direito com quadrinhos irregulares ou muito grandes (como a primeira página da maioria das histórias). Ao passar de uma página para outra a nova página é apresentada inicialmente por inteiro, ao avançar é dado zoom no primeiro quadrinho. Se por um lado isto fornece a visão geral da página, por outro atrapalha o fluxo da leitura.
Kindle Panel View
Problema com quadrinho irregular

O iPad é o que oferece as melhores imagens, graças à maior tela física, maior resolução e a tela colorida. Por outro lado, é o mais desajeitado, por ser maior e mais pesado. A leitura no Kindle é possível (usando o "Kindle Panel View"), mas perdemos as cores. Para mim a leitura no Galaxy Tab foi praticamente impossível (levar em conta que a minha vista está longe de ser boa e que isto não é resolvido perfeitamente por óculos): as imagens e textos são muito pequenos e a resolução não é boa para os detalhes.

Um outro problema é a falta de um índice, ou mesmo do recurso "real page numbers".

De um modo geral, a experiência de leitura em papel impresso é muito melhor. Além da melhor qualidade de imagens, a visão geral da página e a leitura dos quadrinhos se mesclam de uma forma totalmente fluida.

Veredito

Batman Chronicles Vol. 1: Recomendado.

Ler HQ em Formato Digital (Kindle): Ainda não chegou o momento.

Nenhum comentário: