domingo, outubro 13, 2013

Resenha: A Feast for Crows

Continuando a minha leitura das "Crônicas de Fogo e Gelo" (A Song of Ice and Fire) devorei nas últimas semanas o quarto volume, "A Feast For Crows".

A Wikipedia registra a saga que foi a escrita deste volume por George R. R. Martin. No começo, A Song of Ice And Fire ia ser uma trilogia. Ao final do terceiro livro (publicado no final de 2000), o plano eram duas séries de três livros, com a história dando um pulo de 5 anos entre o terceiro e o quarto. As editoras reclamavam do tamanho do terceiro livro (muito grande) e os fãs dos cliffhangers (tramas interrompidas com o personagem em uma situação de grande perigo).

Após cerca de um ano escrevendo o quarto livro (que naquele tempo seria "A Dance with Dragons", Martin decidiu abandonar o pulo de 5 anos. À medida em que ia escrevendo, os anos iam passando e as páginas se acumulando. No final, não apenas ele criou um livro a mais (A Feast for Crows), mas precisou dividir a história em duas partes. Ao contrário do que seria normal, a quebra foi feita por um critério geográfico: "A Feast for Crows" se concentra nos personagens em determinadas localidades e a maior parte do livro seguinte, "A Dance with Dragons", se concentra nos personagens em outros locais. O tempo, entretanto, corre em paralelo nos dois livros. Com tudo isto, o quarto volume somente foi lançado em 2005, 5 anos após o anterior.

"A Feast for Crows" começa, portanto, de onde o livro anterior parou. Um ponto de partida onde as coisas estão bastante confusas após as surpresas ocorridas na segunda parte de "A Storm of Swords". É, portanto, um momento de reorganização e recomeços. Os "corvos" (crows) do título são não apenas os pássaros que banqueteiam com os corpos abandonados após as batalhas, mas, principalmente, as pessoas que tentam se aproveitar da confusão.

Vários temas permeiam o livro: religião, honra, busca de redenção e de identidade. As intrigas e traições do "jogo dos tronos" (uma expressão usada por mais de um personagem) seguem firmes. A trama corre rápida e surpresas se sucedem, absorvendo o leitor. Ao contrário dos livros anteriores, alguns capítulos são no ponto de vista de personagens secundários. A descrição detalhada de cenas violentas continua, mas sexo me pareceu menos frequente.

A divisão geográfica da história entre este livro e o próximo funciona até certo ponto. O livro é menor que o anterior e acompanhamos um trecho mais longo de cada personagem. Por outro lado, isto não evita os cliffhangers no final e o leitor fica sempre pensando no que estará acontecendo com os outros personagens (na opinião de alguns, os personagens mais interessantes são os que ficaram para o outro livro). E, no final das constas, o livro seguinte demoraria mais de 5 anos e bateria o terceiro volume em tamanho (mas isto fica para a resenha que farei quando acabar de lê-lo).

Veredito: Imperdível.

Nenhum comentário: