domingo, setembro 22, 2013

Resenhas: A Clash of Kings e A Storm of Swords

Após várias semanas de leitura, consegui alcançar (e ultrapassar) a série de TV "A Game of Thrones", lendo o segundo e terceiro volume da saga "A Song of Ice and Fire" (minha resenha do primeiro volume pode ser lida aqui).


Os dois volumes seguem o formato do primeiro; cada capítulo conta um pedaço da história, sob o ponto de vista de um dos personagens (mas na terceira pessoa); os capítulos tem o nome do personagem.

A Clash of Kings

Desde os primeiros capítulos este livro atraiu a minha atenção mais que o primeiro. Em parte por ter pequenas divergências em relação à série (o que introduz pequenas surpresas), mas principalmente pelo detalhamento dados à história e motivação dos personagens, aos locais, às religiões e à história do mundo onde a saga se passa.

A trama gira em torno dos vários reis que surgem após os acontecimentos do primeiro livro. O destaque fica para o anão Tyrion Lannister, que precisa preparar a defesa de Kings Landing em meio a um ambiente de maquinações e traições.

A Storm of Swords

Devorei de forma febril este livro imenso (mais de 1200 páginas na edição Kindle). O livro começa com as consequências da batalha final do livro anterior, que não são exatamente as que o leitor espera. A ação se espalha por vários locais e personagens. Embora o título fale em uma tempestade de espadas, os sussurros são muitas vezes mais importantes para os desfechos. O texto se distancia mais um pouco da série de TV e mais detalhes são dados sobre personagens e o "pano de fundo". Para ficar em um pequeno exemplo, existem no livro várias referências e explicações sobre a música "Rains of Castamere" que é citada brevemente (mas de forma crucial) na TV.

Dado o tamanho do livro, a terceira temporada da série de TV adapta somente a sua primeira metade. Considerando o chocante penúltimo episódio da série, minha expectativa era que o livro perdesse o pique na segunda metade. Grande engano! Além de pelo menos uma batalha épica, temos ainda algumas mortes significativas, mais traições, respostas para alguns mistérios e revelações surpreendentes até a última página do epílogo (literalmente).

Veredito

Imperdível, a não ser que você se sinta afastado por descrições "realistas", com referências ocasionalmente detalhadas a sexo e (mais frequentemente) a  violência.

Nenhum comentário: