quinta-feira, janeiro 24, 2013

Leitor RFID para PC

Como parte das minhas investigações sobre RFID, encontrei um leitor para PC numa "lojinha" na China chamada GoodLuckBuy. Como de costume, as especificações são bem incompletas e em engrish. Ao contrário do que está no título, é apenas um leitor, não grava (e é "no contact" e não "no contract"). Mas afirma ser compatível com os tags que eu tenho e menciona uma opção curiosa de enviar os primeiros dez dígitos ou os oito últimos. Vamos ver neste post como ele se comporta.



A aparência da embalagem e do leitor são muito boas. Além do leitor vem apenas um cabo USB. Nenhuma documentação é fornecida. Ao retirar o leitor da caixa, percebe-se que ele é extremamente leve.



A conexão com o PC é simples, basta conectar o cabo em uma porta USB e deixar o Windows localizar os drivers. O leitor se apresenta como um dispositivo HID de teclado. Aproximando um tag, ele "digita" o código correspondente. Para ler o mesmo tag novamente é preciso afastá-lo um pouco e reapresentá-lo ao leitor.

O código que ele lê é diferente do informado pelo meu outro leitor. Nos meus cartões estão impressos dois números, este leitor informa o número da esquerda e o outro o da direita. Isto provavelmente corresponde à opção que intrigou.


Embaixo dos pezinhos do leitor encontramos quatro parafusos que permitem acessar a placa e a antena. Não há nenhuma indicação na placa de como reconfigurá-la para enviar os últimos oito dígitos do tag,



Resumindo, o leitor funciona como prometido, mas não serve para montar um sistema em conjunto com o outro leitor.

Nenhum comentário: