domingo, novembro 04, 2012

Resenha: The Green Eyed Monster (Modesty Blaise vol 7)

Este sétimo volume da Modesty traz as primeiras histórias desenhadas somente por Enric Romero, que assumiu às pressas no meio da história anterior devido à morte de Jim Holdaway.


Willie The Djinn

Peter O'Donnel mantinha um bom pipeline de histórias, preparando o roteiro da próxima história bem antes do fim da atual. Neste caso, entretanto, preferiu postergar a história planejada pois o editor achou melhor aguardar Romero estar mais a vontade com os personagens. A solicitação do editor foi uma história mais simples, com personagens pitorescos e um local exótico.

"Willie The Djinn" (Willie o Gênio) atende bem o que foi pedido. É uma história leve (se assim podemos dizer de uma história com uma certa dose de violência e mortes). Modesty Blaise acompanha um grupo de dançarinas ao reino de um sheik, justamente quando o irmão do sheik tenta dar um golpe para derrubá-lo.

Além de colocar um pouco de humor, as dançarinas dão oportunidade para Romero mostrar uma de suas especialidades - desenhar mulheres bonitas.



The Green Eyed Monster

Confesso que só entendi o título quando Modesty faz uma referência direta a ele. O que achei mais curioso são algumas considerações morais na história. Modesty está em uma republiqueta sul americana, controlado por um ditador benevolente ameaçado por uma guerrilha com tendências terroristas (os vilões da história). Nas palavras de O'Donnel na introdução (escrita provavelmente em 2005), um tipo de vilão que continua atual.

Para pressionar o presidente, a guerrilha sequestra a filha do cônsul  britânico, o que leva Modesty a liderar uma tentativa de libertá-la. Como trama secundária, a filha do cônsul é uma garota mimada; será que a aventura irá corrigí-la?



Death of a Jester

Uma história em um ambiente incomum, inspirada por uma notícia de uma "feira  medieval". O'Donnel mostra a sua maestria como escritor, conseguindo criar uma justificativa razoável para a situação e a presença de Modesty e Garvin, além de derrubar um artificio comum (e idiota).


Veredito

Boas histórias e boa arte. A última história possui uma qualidade impressão ligeiramente inferior, mas não chega a incomodar.

Recomendado.



Nenhum comentário: