domingo, setembro 30, 2012

Álbum do Mês: Pet Sounds

Pet Sounds, dos Beach Boys,  é considerado um dos melhores álbuns dos anos 60, e um dos mais influentes na música popular. Estranhamente este CD só é encontrado por aqui importado. Graças à iTunes pude finalmente escutar esta obra prima.



Histórico

Como comentei algum tempo atrás, Pet Sounds surgiu quando o líder dos Beach Boys, Brian Wilson, escutou Rubber Soul (dos Beatles) e resolveu gravar "o maior álbum de rock já feito".

Pet Sound possui uma sonoridade única para a época. Os arranjos vocais, que já eram o ponto alto dos Beach Boys, ficaram ainda mais sofisticados. A instrumentação inclui, além dos próprios Beach Boys, músicos de estúdio conceituados, orquestras e instrumentos incomuns, além de efeitos sonoros.

Toda esta sofisticação custou um longo e árduo trabalho de gravação, o que criou alguns ressentimentos com a gravadora e uma tensão com alguns componentes do grupo (particularmente Mike Love). Insatisfeita com o novo rumo, a gravadora atuou menos na promoção destes álbum que os anteriores, o que colaborou para vendas relativamente modestas (lançado em 1966, só em 2000 atingiu os níveis de venda "ouro" e "platina").

As Músicas

"Wouldn't It Be Nice" abre o álbum num tom alegre, com Brian e Mike dividindo os vocais.

"You Still Believe in Me" é mais espiritual e abre com notas produzidas no piano dedilhando as cordas (por dentro) ao mesmo tempo em que são tocadas. O vocal é de Brian.

"That's Not Me" é um rock psicodélico, com vocais de Mike. O arranjo é mais despojado que das demais músicas, sendo dominado por um som de órgão elétrico.

"Don't Talk (Put Your Head on My Shoulder)" tem um tom mais melancólico. Dos Beach Boys somente Brian participa da faixa.

"I'm Waiting for the Day" é uma música mais alegre, alternando momentos intensos com calmos. Novamente, somente Brian participa da faixa (desta vez insatisfeito com tentativas de gravar com o resto do grupo).

"Let's Go Away for Awhile" é puramente instrumental, com um tom romântico.

"Sloop John B" é um arranjo alegre de uma música tradicional. Brian e Mike se revesam no vocal principal.

"God Only Knows" é considerada por Paul McCartney a sua música favorita. Incrivelmente bela, inovou ao usar a palavra "God" no título (quebrando assim um tabu) e abrir com um verso aparentemente negativo: "I may not always love you". O vocal é de Carl Wilson.

"I Know There's an Answer" é uma música psicodélica, resultado das experiências de Brian com LSD. Originalmente chamada "Hang On to Your Ego", teve o título e alguns versos alterados por sugestão de Mike Love para evitar controvérsias. Os vocais são compartilhados por Brian, Mike e Al Jardine.

"Here Today" tem vocais principais de Mike Love. O destaque é o interlúdio instrumental.

"I Just Wasn't Made for These Times" é mais uma música melancólica com instrumentação exótica, que inclui um teclado eletrônico que produz sons semelhantes a um theremin. O vocal principal é de Brian.

"Pet Sounds" é outra música instrumental, somente Brian participa da faixa.

"Caroline, No" fecha o disco com uma chave de ouro. Outra música belíssima, com tom melancólico e presença somente de Brian. Ao final, um outro toque psicodélico, com os sons de cachorros e um trem.

Veredito

Imperdível.

Nenhum comentário: