sábado, agosto 25, 2012

Resenhas Curtas: Phantom, Dardevil e Ignore Everybody

Nestas últimas semanas o meu ritmo de leitura deu uma acelerada. Aproveito para colocar aqui estas resenhas curtas de alguns livros que gostei mas não chegaram a empolgar a ponto de merecer um post próprio.


The Phantom - The Complete Series: The Gold Key Years: Volume One

De 1936 até 1962 o Fantasma era escrito para os jornais. Eventuais aparições em outros formatos, como gibis, consistiam em republicações das tiras, eventualmente editadas para se adaptar ao formato ou acelerar o ritmo. Só em 1962 surgiu um gibi com arte feita exclusivamente para ele. Os roteiros, entretanto, ainda eram predominantemente adaptação das tiras. Este livro contém os primeiros oito números do gibi.

A arte (em cores!) é bastante boa. As capas em particular eram de uma qualidade excelente.Já os roteiros deixam a desejar. Uma ou outra história se destaca, mas, francamente, o Fantasma enfrentar alienígenas é forçar a amizade.

Veredito: Vale pela curiosidade, mas as tiras diárias são bem mais empolgantes (mesmo sendo branco e preto).

Marvel Masterworks - Daredevil Volume 2

Enquanto que por aqui a "Biblioteca Histórica Marvel" parece ter empacado, a coleção original segue a todo vapor nos EUA, agora no formato "trade paperback" (capa mole) e com capas novas. O volume 2 do Demolidor contém os números 12 a 21.

A qualidade do roteiro e da arte oscilam entre o aceitável e o muito bom. Apesar da presença de inimigos memoráveis e do tom às vezes grandioso dos desenhos, a coisa toda não engrena por completo.

Veredito: Para quem quer acompanhar a história completa desde o começo.

Ignore Everybody and 39 Other Keys to Creativity

Não sou fã do gênero "auto-ajuda", mas este livro pareceu interessante. O autor conseguiu um relativo sucesso com um formato próprio de arte: cartoons feitos em cartões de visita e neste livro apresenta as suas opiniões sobre como ser criativo (que originalmente publicou no seu blog).

Gostei que o autor (na maior parte do livro) não assume aquela postura do guru que descobriu os segredos misteriosos do sucesso. Ele deixa claro que são as opiniões dele; um ponto básico é que você nunca vai saber exatamente o que aconteceria se você fizer algo diferente. Vários pontos são óbvios (algumas críticas na Amazon chegam a falar em clichés), mas às vezes é bom ler algo que bate com o que você pensa.

O livro é curto, a maioria dos pontos não ocupa duas páginas, fora os cartoons. Eu gostei dos cartoons mas é fácil perceber que muita gente pode não gostar. A maior parte dos desenhos são rabiscos ("arte abstrata"), a maioria tem algo a ver com o assunto do livro mas muitos não (tem uma quantidade razoável em torno do tema de abordar mulheres para sexo casual). Palavrões são usados em boa quantidade (teve gente que relatou na Amazon ter devolvido o livro por se sentir ofendido). Os cartoons ficaram bons no Kindle (que não é muito apropriado para imagens).

Veredito: Interessante para quem está atrás de uma pequena chacoalhada em direção da criatividade e não se ofende com desenhos abstratos e palavrões.

Nenhum comentário: