terça-feira, agosto 07, 2012

ATtiny 25/45/85

Vamos examinar aqui os caçulas dos microcontroladores AVR, os ATtiny25, 45 e 85, com os quais pretendo fazer algumas brincadeiras.


Estes modelos se destacam por estarem disponíveis em encapsulamento PDIP 8 pinos (ou seja, são do tamanho de um timer 555 ou um opamp 741). Apesar do tamanho reduzido, são bastante poderosos.

O coração é praticamente a mesma CPU que no ATmega328 (mas sem a multiplicação por hardware), com arquitetura RISC e 32 registradores de uso geral.

A memória é um pouco mais restrita que nos ATmega, mas com 2K/128/128, 4K/256/256 e 8K/512/512 (flash/eeprom/ram) dá para fazer muita coisa.

Dos oito pinos, dois são exclusivos para a alimentação. Os demais podem ser usados para I/O digital ou para funções especiais. É possível (através dos fuses) configurar um pino para Reset e/ou um par de pinos para conectar um cristal.

Entre os vários recursos temos:
  • Dois timers/contadores de 8 bits
  • Interface serial
  • Conversor analógico digital (ADC) de 10 bits
  • Comparador analógico
  • Watchdog
Estão disponíveis versões que operam com tensão de 1.5 a 5.5V (com clock máximo de 10MH) e versões que operam com tensão de 2.7 a 5.5V(mas podem trabalhar com até 20MHz). Nas duas versões o clock máximo depende da tensão (maior tensão, maior velocidade).

A gravação da Flash utiliza o mesmo esquema que os irmãos maiores (SPI), permitindo usar os vário programadores que vimos aqui. O avrdude suporta todos estes modelos. Provavelmente você vai programar o ATtinyx5 fora do seu circuito, pois fica mais difícil garantir que não vai ter nada ligado aos pinos que atrapalhe a programação.

O que podemos fazer com estes microcontroladores? Muita coisa. Em particular pretendo testar algumas soluções para conversão USB/serial, usando esquemas parecidos ao do usbtiny.

Nenhum comentário: