domingo, julho 01, 2012

Crítica: Os Canhões de Navarone - o Livro e o Filme

Algum tempo atrás, comentei aqui sobre o filme "O Desafio das Águias". Mais recentemente eu encontrei um DVD com "Os Canhões de Navarone", baseado em um livro do mesmo autor (Alistar MacLean). Comento aqui o filme e o livro.


"Os Canhões de Navarone" (The Guns of Navarone no original) foi o segundo livro de Alistar MacLean e estabeleceu o que seria o seu estilo: tramas complexas, reviravoltas e um herói indestrutível. É o seu livro mais famoso e o filme foi seu maior sucesso de público e crítica (o que o levou a escrever uma continuação, fato único na sua carreira de escritor).

A trama básica é igual no livro e no filme: imensos canhões na (fictícia) ilha de Navarone (na Grécia) impedem que a marinha britânica resgate 1.200 soldados (2.000 no filme) que estão em uma ilha prestes a ser invadida pelos alemães. Fracassadas tentativas de invadir Narone pelo mar e pelo ar e de destruir os canhões através de bombardeio, uma pequena equipe é montada para entrar na ilha de forma sorrateira e sabotar os canhões.

A equipe é diferente no livro e no filme:
  • Em ambos o líder é o capitão Keith Mallory, um Neo Zelandês que, antes da guerra, era um dos melhores alpinistas do mundo. Isto é vital, pois o plano é entrar na ilha escalando um paredão "inescalável". No filme é interpretado por Gregory Peck.
  • Andrea Stavrou é o grande amigo de Mallory. Ex coronel do exército grego, combateu por muito tempo com ele na ilha de Creta. No livro é descrito como imenso e sempre sorridente. No filme é interpretado por Anthony Quinn, que cria um magistral personagem sombrio. Em ambos é extremamente mortal e absurdamente invulnerável.
  • "Dusty" Miller é um americano cínico e técnico em explosivos. No filme é interpretado por David Niven.
  •  Brow é um engenheiro da marinha. No livro é especialista em mecânica e comunicação; no filme ganha a alcunha de "carniceiro".
  • Andrew Stevens aparece apenas no livro. É também um alpinista, mas tem sérios problemas de autoconfiança, se considerando um covarde. No filme é parcialmente substituído pelo major Roy Franklin, que é inicialmente o líder do grupo e tem uma grande amizade com Miller
  • Spyros Pappadimos aparece no filme, é um greco-americano nativo de Navarone.
É claro que as coisas começam a dar errado desde o começo, e uma das consequências é que necessitam ajuda de dois habitantes da ilha. Aí reside uma diferença interessante. No livro o auxílio é dado pela figuraça Louki e pelo seu estranho amigo Panayis ("the dark one"). No filme são substituídos por duas mulheres (afinal, onde já se viu um filme de Hollywood sem uma presença feminina), Maria e Anna (Irene Papas e Gia Scala, ambas com atuação soberba).

Não vou entrar em detalhes da trama, mas ocorrências importantes com Stevens e Panayis no livro são aproveitadas no filme com Franklin e Anna.

O filme aprofunda mais o conflito entre os personagens. Embora os livros de guerra de MacLean envolvam morte e violência, existe uma certa mensagem pacifista que é discretamente realçada no filme. O espectador casual talvez não perceba isto, já que é uma super produção recheada de ação. Sets imensos foram preparados para a tempestade que atinge o barco com o qual chegam à ilha e para a fortaleza onde estão os canhões.

O filme é de 1961. A produção e roteiro são de Carl Foreman e a direção é de J. Lee Thompson (um outro diretor tinha sido escalado inicialmente mas foi demitido por "diferenças criativas").

O DVD é bem completo, considerando-se que é um disco único. O filme está em formato widescreen, com áudio original (inglês, estéreo), áudio 5.1 (inglês), espanhol e francês. As legendas estão disponíveis em português, inglês, espanhol, francês, chinês, coreano e tailandês. Estão disponíveis comentários do diretor, em inglês (sem legendas). Como extras (todos em inglês sem legenda, o que é uma pena para quem não é fluente), um curto documentário retrospectivo (com entrevistas com Gregory Peck, Anthony Quinn e Thompson), três curiosos filmes de promoção e os trailers.

Veredito: recomendado.

Nenhum comentário: