domingo, abril 15, 2012

Crítica: The Young Hornblower Omnibus

A série para TV me levou a procurar os livros de C. S. Forester sobre Horatio Hornblower. "The Young Hornblower Ominibus" me pareceu uma opção bastante econômica, agrupando os três primeiros volumes (do ponto de vista da história do personagem, não por data de publicação) que foram a base para a série de TV.


Os três livros nesta edição são "Mr Midshipman Hornblower", "Lieutenant Hornblower" e "Hornblower and the Hotspur". Atenção que em algumas edições o terceiro livro é "Hornblower and the Atropos", o que quebra a ordem cronológica. A versão que eu li foi a para o Kindle.

Um ponto interessante é comparar as histórias nos livros com as da série de TV. Fica claro que na série de TV a ação é priorizada, o número de personagens secundários é menor e as situações tornadas mais dramáticas.

Mr Midshipman Hornblower

Este livro é composto por histórias curtas. A primeira é "The Even Chance", que conta o início da carreira de Hornblower, como um aspirante enjoado em um navio ancorado no porto e atormentado por um colega abusivo.

Em "The Cargo of Rice" Hornblower tem a sua primeira oportunidade de comando, em um barco francês capturado. A experiência não é totalmente bem sucedida; na história seguinte, "The Penalty of Failure", Hornblower está em uma grande encrenca. Embora consiga sair dela, é preciso pagar um preço.

"The Man Who Felt Queer" é uma história estranha, que afeta o leitor da mesma forma que afeta o personagem. "The Man Who Saw God" segue uma linha parecida.

Em "The Frogs and The Lobster" Hornblower participa de uma operação onde um grupo de monarquistas franceses (os frogs do título)  tenta recuperar o poder na França com o apoio de um grupo de infantaria inglês (os lobsters). Hornblower retorna da experiência com vários questionamentos sobre política e guerra.

"Hornblower and the Spanish Galleys" narra o primeiro encontro de Hornblower com os espanhóis, agora aliados dos franceses. A descrição das galeras do título, com seus remadores escravos presos em seus lugares até morrerem, é bastante forte. O uso de remadores é uma vantagem para os espanhóis quando ocorre uma calmaria, mas Hornblower consegue capturar uma delas, sendo promovido a Acting-Lieutenant (algo como Tenente em exercício).

Para se tornar realmente um Tenente é necessário passar em uma difícil prova. É o que Hornblower tenta em "Hornblower and the Examination for Lieutenant". Um ataque inesperado interrompe a prova num momento em que ele está prestes a ser reprovado. Embora não consiga a aprovação, ele se destaca por um ato heróico.

Em "Hornblower and Noah's Ark" parece ter uma tarefa fácil: acompanhar um diplomata na compra de grãos e gado. Como sempre, algo dá errado e Hornblower precisa ficar ficar de quarentena por três semanas junto com a carga.

Fechando este livro, "Hornblower, the Duchess, and the Devil" conta a desventura de Hornblower de ser capturado pelos espanhóis ao transportar uma duquesa. É durante a sua longa prisão que ele recebe a confirmação de sua promoção a tenente. Uma história com algumas surpresas.

Lieutenant Hornblower

Este livro marca o encontro de Hornblower com aquele que viria a ser seu grande amigo, o tenente William Bush. Embora a história seja contada na terceira pessoa, como as demais, ela toma como base a visão de Bush (o que, segundo a Wikipedia, é único na série).

O primeiro contato entre os dois é emblemático do funcionamento da marinha inglesa: comparam as datas de promoção para determinar quem é mais antigo. O resultado não é muito animador para Hornblower: ele é o quarto tenente, o que torna improvável uma promoção a capitão. A impressão inicial de Bush sobre Hornblower não é muito positiva.

A situação é complicada pelo comportamento errático do capitão, particularmente ataques de paranoia. Quando os quatro tenentes se reúnem para discutir o que podem fazer, são surpreendidos pela chegada do capitão. Ao tentarem fugir, o capitão acaba sofrendo uma queda e perde completamente a razão.

O primeiro tenente, que é extremamente indeciso, assume então o comando. Por sugestão de Hornblower, prossegue com as ordens do navio antes de se apresentar a um porto e enfrentar a investigação sobre a loucura e queda do capitão. Grande parte do livro trata do enfrentamento dos espanhóis, ao longo do qual Bush se surpreende com a inteligência, dedicação e heroísmo de Hornblower e a forma como ele manipula tanto o capitão como os espanhóis.

As qualidades de Hornblower e alguns acontecimentos inesperados, fazem com que ele seja promovido a Capitão. Apesar de preterido na promoção, Bush fica feliz com este acontecimento. Hornblower parte então com um barco capturado para a Inglaterra, onde deve receber a confirmação da promoção.

A sorte não está com ele, entretanto. A França assinou a paz com a Inglaterra e as promoções não confirmadas são canceladas. Os marinheiros são dispensados e os oficiais colocados a meio soldo. A situação de Hornblower fica ainda mais dramática, quando o seu salário fica suspenso para compensar o que ele ganhou como capitão antes da promoção ser cancelada.

Hornblower é obrigado a alugar o quarto mais barato que encontra, se expondo ao mau humor da dona da casa e à admiração de sua filha (Maria). Para ganhar dinheiro, recorre ao jogo de cartas. No momento em que tudo parece perdido, a sorte lhe sorri: ganha um bom valor no jogo e a Inglaterra reativa a Marinha.


Ao contrário do episódio correspondente da série de TV, a investigação sobre o capitão é bem menos dramática. O destino e comportamento de Wellard, um aspirante particularmente perseguido pelo capitão, são bem diferentes. Outra diferença interessante é a re-contratação dos marinheiros. Na TV eles fazem fila e brigam pelas vagas; no livro são simplesmente capturados nas ruas pela infantaria

Hornblower and the Hotspur

Este livro é uma continuação direta do anterior. Começa com o casamento de Hornblower com Maria, apesar dele não estar seguro de que a ama. A lua de mel é curta, pois é preciso zapar logo no Hotspur, o barco sob seu comando.

A inteligência de Hornblower é logo colocada em uso, primeiro na observação da movimentação dos franceses durante a paz e depois, deflagrada a guerra, na manutenção do bloqueio naval. É uma situação interessante: Napoleão possui um exército suficientemente poderoso para conquistar a Inglaterra, mas a marinha britânica impede a travessia do Canal da Mancha.

Hornblower não é apenas o mais novo entre os capitães da esquadra responsável pelo bloqueio. É também o mais pobre. Algo que dificulta a sua vida, já que é pressuposto que o capitão compre com o seu próprio dinheiro suas roupas e  "regalias" como café. Para complicar mais, o seu ajudante é um grande incompetente. Enquanto que na série de TV isto é usado como "comic relief", o desfecho no livro é mais trágico. Felizmente o ajudante substituto se mostra extremamente eficiente.

Outro problema para Hornblower é a decisão de manter os barcos indefinidamente no bloqueio, reabastecendo-os no próprio local. Com isto o contato de Hornblower com a esposa se dá somente por cartas (de entrega bastante errática). É através dela que recebe a notícia da gravidez da esposa (sorte grande na curta lua de mel) e o nascimento do filho.

Embora Hornblower mostre continuamente provas de sua competência (ou talvez por isto), ele não tem oportunidade de receber o que os capitães e marinheiros mais desejam: prize money. Navios e cargas capturados são vendidos e parte do dinheiro é dividido entre a tripulação. Uma grande oportunidade surge no final do livro, mas (vocês já sabem) as coisas tem um final inesperado.

O desempenho de Hornblower não é ignorado: no final ele é promovido a Post-captain. Com a promoção, o Hotspur não é mais um barco "apropriado" para ele; o livro encerra com Hornblower percebendo isto e de que terá uma espera pela frente até ser apontado para um novo navio.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: