sábado, fevereiro 18, 2012

Crítica: Genesis For Two Grand Pianos - Volume 2

Continuando a minha busca por itens mais exóticos na iTunes Store, lembrei de algumas músicas que eu ouvi no (já extinto) programa de rádio belga On The Rocks. Foi assim que encontrei o disco "Genesis For Two Grand Pianos - Vol. 2, no qual dois pianistas noruegueses tocam no piano músicas famosas do Genesis.


O que mais me surpreende é a expressividade conseguida nos pianos para reproduzir as múltiplas nuances encontradas nas músicas. Estão lá bem representados os trechos de teclado, guitarra e até os vocais.

A seleção deste volume 2 é bem representativa do som do Genesis na sua fase progressiva (anos 70):
  • "Me and Sarah Jane", é a mais recente (do álbum "Abacad" de 1981) e a menos conhecida.
  • "Seven Stones" é uma música mais suave, do álbum "Nursery Crime" (de 1971).
  • "The Lamb Lies Down On Broadway", do álbum homônimo (de 1974), é mais pesada no arranjo original e é a música que escutei no On The Rocks.
  • "The Battle of Epping Forest" é do famoso "Selling England By The Pound" (de 1973). É uma música marcada pelas mudanças de tempo e assinatura, assim como os vocais de Peter Gabriel (na versão original).
  • "Blood On The Rooftop", na versão original do álbum "Wind & Wuthering" de 1976, começa com um belíssimo trecho de violão clássico e possui um arranjo bem sofisticado com muitos teclados e uma bateria marcante de Phil Collins.
  • "Eleventh Earl of Mars", também de "Wind & Wuthering", não é das minhas músicas prediletas na versão original, mas ficou ótima nos pianos.
  • "The Cinema Show" é o ponto alto do "Selling England By The Pound", repleto de solos de teclado no original.
O resultado obtido é excelente.  Os dois pianistas esbanjam técnica, mas de uma maneira não forçada. O resultado é uma música vibrante mas sem perder o aspecto relaxante das músicas ao piano.

Veredito

Recomendado.

Um comentário:

Alan Jumpi disse...

Interessante, fiquei curioso para ouvir The Lamb Lies Down On Broadway e The Cinema Show para ver como ficou a interpretação! Vou adicionar a minha fila de álbuns! :D