sábado, janeiro 28, 2012

Syndicate Disponível no GOG.com

Syndicate é um jogo que me lembra uma certa época da vida, quando tinha acabado de mudar de emprego e comecei a comprar nas bancas a revista inglesa PC Format (uma coisa nada teve a ver com a outra). Em um dos primeiros números que comprei (junho de 93), o disco da capa* trazia uma versão demo do Syndicate. O impacto foi tal que eu tratei de comprar o jogo assim que pude.


* Pois é, nos anos 90 os computadores tinham unidades para ler uma coisa chamada disquete.  Como os modens rápidos trabalhavam a 2400 bps e a internet ainda estava em beta, algumas revistas traziam disquetes colocados na capa. Poucos anos depois isto estava obsoleto: as revistas passaram a colar CDs na capa.


Quando o GOG.com anunciou a distribuição dos jogos da EA, foi logo avisando que o acordo não incluía o Syndicate. Quaisquer que fossem os motivos, recentemente o Syndicate finalmente ficou disponível no GOG (talvez porque a EA está ressuscitando esta "franquia").

No jogo você controla um esquadrão de ciborgues, que passeiam pela cidade armados até os dentes para cumprir missões. Para atrapalhar, existem outras facções e a polícia. Existe um lado gerencial, onde você decide como investir em novas armas e implantes ciborgue. Uma "arma" especial é o persuedertron, que permite "converter" pessoas comuns, policiais e até os oponentes. Uma vez convertida, a pessoa  passa a acompanhar quem está com o persuedertron e até empunhar armas para defendê-la. O jogo não impõe regras morais: você pode impunemente matar as pessoas comuns e destruir veículos. Existem alguns poucos tipos de missão, as mais difíceis são as que envolvem manter alguém vivo.

O jogo tem uma razoável AI. Por exemplo, os policiais o ignoram se não estiver segurando uma arma (os seus ciborgues vestem robes apropriados para esconder até mesmo bazucas). O comportamento das pessoas comuns depende (ligeiramente) do que está ocorrendo ao redor.

Uma característica interessante é poder aumentar temporariamente a adrenalina, percepção e inteligência dos ciborgues. Um modo "pânico" eleva os três ao máximo e o ciborgue escolhe uma arma e sai atirando feito louco.

O que mais me atraía no Syndicate eram os gráficos. É bom lembrar que estávamos no tempo de DOS, 386 e VGA. A visão isonométrica da cidade, com pessoas e veículos se movimentando e displays animados na parede de alguns edifícios era realmente incrível. Meu sonho era conseguir fazer um screen saver com imagens semelhantes...

Uma pequena amostra do jogo Syndicate


Uma amostra um pouco maior do jogo Syndicate. 
No final eu me perdi dentro dos prédios... é a falta de prática.

Uma curiosidade técnica (que eu não percebi na época) é que durante o jogo é usado um modo de resolução alta da VGA (640x400) mas que suporta apenas 16 cores simultâneas. Na época a maioria dos jogos de PC usavam a resolução de 320x240 com 256 cores simultâneas.

Recomendado.

Nenhum comentário: