domingo, janeiro 22, 2012

Resenha: The Guide to Classic Graphic Adventures

Fiquei sabendo do livro "Hardcoregaming101.net Presents: The Guide to Classic Graphic Adventures" graças ao Cyberjoke 3000 do Al Lowe (criador da série Leisure Suite Larry). A proposta do livro é ser um guia completo dos jogos clássicos de aventura, intercalando avaliações dos jogos com informações sobre as empresas e entrevistas com os criadores dos jogos.



Li a versão para o Kindle, o que certamente prejudicou a visualização das imagens de tela. A formatação do livro é às vezes um pouco estranha. Apesar destas restrições, achei que valeu a pena começar a ler poucos minutos após saber do livro do que esperar várias semanas pelo livro físico.

O livro é realmente bastante completo, cobrindo uma quantidade imensa de jogos. Nem todos, entretanto, são o que poderíamos chamar de clássicos. Alguns são bastante obscuros e até mesmo descritos como porcarias. As entrevistas são bem interessantes, mas são poucas e restritas ao início do livro.

Não existe uma padronização para as avaliações dos jofos. Em certos momentos chega a ficar cansativo ler avaliação após avaliação de jogos obscuros. Um outro problema é a profusão de spoilers; acabei pulando as avaliações de alguns jogos que ainda estão disponíveis no mercado mas ainda não joguei.

Minha grande dúvida é para quem este livro foi escrito.O material é extenso e cansativo de mais para quem quer apenas conhecer o gênero. Os fãs provavelmente já conhecem bastante detalhes dos jogos mais famosos que já jogaram e vão temer os spoilers nos demais. O livro também não ajuda muito se você está querendo decidir qual jogo comprar, pela presença dos spoilers e a falta de uma padronização das avaliações.

Talvez a melhor forma de aproveitar este livro seja lê-lo de forma não sequencial. O início do livro deve ajudá-lo a decidir se você gosta ou não do gênero (se não o conhecer). Uma folheada rápida pode dar algumas ideias de que jogos comprar. Após concluir um jogo, pode ser interessante ver a avaliação correspondente para saber algumas curiosidades sobre ele.

Veredito: Recomendado somente se você não pretender ler de uma só vez de capa a capa.

Nenhum comentário: