sexta-feira, dezembro 30, 2011

Álbum do Mês: The SMiLE Sessions

Idealizado em 1966 por Brian Wilson e abandonado em 1967, SMiLE foi considerado por muitos como o "mais famoso álbum não lançado". Em 2011, mais de quatro décadas depois, o material gravado para o álbum foi finalmente lançado. O material foi disponibilizado como um sofisticado (e caro) box, como um LP duplo, como um CD duplo e, pelo menos aqui na Terra Brasilis, como um CD simples. É este CD que eu comprei e comento aqui.


Um Pouco de História

Para quem não conhece, os Beach Boys foram formados pelos irmãos Brian, Carl e Denis Wilson, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine. Se destacaram no início pelos "rockinhos" com temas como garotas e praias e arranjos vocais de alta qualidade; isto fez com que fossem vistos como a resposta americana aos Beatles.

Em 1965, Brian (que era o principal compositor do grupos) escutou Rubber Soul e percebeu que os Beatles tinham evoluído enquanto os Beach Boys tinham estacionado. Resolveu então gravar "o maior álbum de rock já feito". O resultado foi Pet Sounds, considerado atualmente uma obra prima e influência direta no Sargent Pepper's (entre outros). Na época, entretanto, foi recebido com descaso pela gravadora e não teve o sucesso retumbante esperado por Brian.

Brian partiu então para um projeto ainda mais ousado, SMiLE. Para este projeto ele encontrou um novo letrista, Van Dike Parks. As gravações foram feitas principalmente na segunda metade de 1966 e envolviam orquestrações e vocais muito sofisticados. A primeira música do álbum , Good Vibrations, (criada antes do envolvimento de Van Dike e lançada como um single) foi considerada a gravação americana mais cara até então.

Entretanto, as coisas não iam bem. A gravadora, é claro, se preocupava com o abandono do estilo "vencedor" e com os custos crescentes. Dentro do próprio grupo existiam resistências, principalmente de Mike Love. Após uma discussão maior com Mike sobre o significado das letras, Van Dike se distanciou do projeto e finalmente o abandonou em março de 1967.

O maior inimigo de SMiLE, porém, estava dentro do próprio Brian Wilson. Cada vez mais ele apresentava problemas mentais, e as pressões e o consumo de drogas pioravam a situação. Em maio de 1967 o projeto foi oficialmente abandonado.

Algumas das músicas chegaram a ser aproveitadas, totalmente "sub-produzidas" no álbum Smiley Smile, feito para cumprir o contrato com a gravadora. Brian afundou em seus problemas mentais e se afastou dos Beach Boys. SMiLE passou a ser uma grande lenda, até que, em 1993, meia hora das gravações foi publicada como parte de um box de comemoração dos 30 anos dos Beach Boys.

Em 2003, um já recuperado Brian Wilson passou a incorporar canções de SMiLE no seus shows. Entusiasmado com a receptividade dos fãs, em 2004 ele completou o álbum (agora como projeto solo), apresentou-o ao vivo em Londres e o gravou em estúdio.

Finalmente, em 2011 as gravações originais foram montadas em um disco, The SMiLE Sessions.

O Disco

A concepção do disco incluía algumas músicas mais longas e alguns trechos curtos para emendá-las. O resultado são 19 faixas (mais 8 de bônus). A música The Elements, que era para ser uma suite com quatro partes, está restrita à primeira (Fire). Nenhuma gravação adicional foi feita, em alguns trechos fica clara a falta de vocais de fundo.

Os destaques são para Heroes and Villains,  Surf's Up e Good Vibrations, porém todo material é simplesmente incrível.

Para dar uma ideia, seguem dois vídeos do YouTube. O primeiro é um vídeo de Heroes and Villains, no estilo psicodélico de Yellow Submarine. O segundo é uma apresentação ao vivo de Surff's Up.

http://www.youtube.com/watch?v=ptxwWt2JeGQ
http://www.youtube.com/watch?v=sJWuQV2u9ns

Veredito

Fortemente recomendado.

Nenhum comentário: