sexta-feira, julho 22, 2011

Microcontrolador Atmel ATmega328 - Configurações

Os microcontroladores AVR (como outras famílias) possuem um conjunto de configurações que são programadas no chip, os chamados fuses ("fusíveis"). Apresento aqui um resumo das configurações no ATmega328 (para maiores detalhes consulte o manual da Atmel).

Ao contrário do que este nome pode indicar, os "fusíveis" podem ser reprogramados várias vezes. De forma semelhante à Flash, os bits de configuração estão no nível "1" quando "limpos" e "0" quando programados.

O ATmega328 possui quatro bytes de configuração: o lock byte, extended fuse byte, fuse high byte e fuse low byte. O lock byte permite controlar a programação da flash, eeprom e dos próprios bytes de configuração. Uma vez bloqueada a programação do lock byte, a única opção é uma operação de apagamento total, que apaga a flash, eeprom e reinicia os bytes de configuração. Já os "fuse bytes" estão (quase todos) relacionados ao circuito onde o microcontrolador vai ser utilizado. Uma reprogramação incorreta (por exemplo, seleção de uma fonte incorreta para o clock) pode impedir o funcionamento em um determinado circuito.

As tabelas abaixo resumem as configurações disponíveis (clique para ampliar).




Nenhum comentário: