domingo, julho 10, 2011

Livro do Mês: Tales of Old Earth

Tales of Old Earth é uma coletânea de histórias curtas de Michael Swanwick, um premiado autor de ficção científica e fantasia.



Não lembro mais de onde recebi a indicação deste autor. Procurando na Amazon as suas obras, encontrei esta. Após ficar um bom tempo na lista de desejos, acabei comprando.

Sendo, para mim, um autor novo, não sabia bem o que encontraria. A introdução ("A User's Guide to Michael Swanwick", entre outras coisas, avisa: "é um 'escritor difícil', inadequado para fracotes; coisas terríveis acontecem na sua ficção e é rara a obra que não inclui alguma descrição meticulosa de 'evil sex'".

São histórias curtas, que normalmente já não teriam muito espaço para desenvolver um fundo detalhado. Mas Swanwick nem se preocupa com isto, partindo diretamente para a ação e deixando por conta do leitor decifrar o contexto, que muda radicalmente de história para história. O resultado foi uma tensão adicional durante a leitura, tentando decifrar de que tipo de história se trata.

E a variação é grande. Algumas histórias são ficção científica quase pura (como "The Very Pulse of the Machine", "Scherzo with Tyrannosaur" e "Radiant Doors"), outras pura fantasia (como "North of Diddy-Wah-Diddy" ou "The Changeling's Tale") e várias uma mistura dos dois (como "Mother Grasshopper"). Uma delas ("Midnight Express") é um conto erótico que não destoaria em um "revista masculina" (ou mesmo no seu equivalente feminino). E no meio você encontra "In Concert", que me considero incapaz de colocar em uma categoria.

Coroando isto tudo, a maioria das histórias tem um final bastante aberto, fica por conta do leitor interpretá-la e decidir a sua continuação.

Veredito

Como avisa a introdução, não é um livro para qualquer um. Mas se você tiver uma mente aberta, aceitar o inesperado e não tiver restrições a ocasionais cenas de sexo (mais meticulosas que más) certamente se maravilhará com a imaginação de Swanwick.

Recomendado (com a restrição acima).

Um comentário:

Caloni disse...

Não sei por que, mas estava esperando por esse post. Thanks!

[]s