quarta-feira, junho 15, 2011

Será que vem aí uma mini Era do Gelo?

Numa época em que todos falam no Aquecimento Global, alguns cientistas vem sinais de uma possível mini Era do Gelo, já na próxima década.

A possibilidade é levantada por cientistas* que observam o Sol. As manchas solares seguem (grosseiramente) ciclos com período de 11 anos. O ciclo atual (24) deveria estar entrando em uma fase de alta atividade, mas isto não tem sido observado. Alguns cientistas do Observatório Solar Nacional (NSO) dos EUA suspeitam que estamos entrando em um período de baixa atividade solar.

Registros históricos mostram que períodos de baixa atividade solar coincidiram com períodos de baixas temperaturas (porém não existe nenhuma explicação para relação entre os dois fenômenos). Um antecedente significativo é o chamado Maunder Minimum, período de baixa atividade solar entre 1645 e 1715, quando as baixas temperaturas levaram ao que é chamado de Little Ice Age (Mini Era Glacial). Embora o termo "Era do Gelo" seja um exagero, nesta época vários rios e lagos congelaram na Europa em locais onde isto normalmente não ocorre.

* É importante destacar que embora os cientistas estejam observando vários indícios da redução da atividade solar, prevalece o ceticismo quanto ao efeito deste fenômeno no clima.


Fonte: The Register
O site da National Geographic também tem um artigo a respeito, bem menos alarmista.

Nenhum comentário: