terça-feira, maio 31, 2011

Personalizando a Tela de Repouso do Kindle

Uma das coisas que chamam a atenção no Kindle são as imagens apresentadas quando ele entra em standby (que muitos consideram como "desligado"). A tela do tipo eInk praticamente não consome bateria para manter uma imagem estática, portanto ao invés de ficar com a tela apagada a Amazon optou por apresentar figuras. Embora o conjunto de imagens seja bom, após algum tempo dá ficar cansado delas.

Entretanto, a Amazon não permite mudar as imagens (afinal, existe nos EUA uma versão mais barata com imagens patrocinadas). É, portanto, necessário um pouco de hacking.

ATENÇÃO: O procedimento para personalizar a tela de repouso requer jailbreak (burlar as proteções do equipamento contra a execução de código arbitrário), o que possivelmente pode invalidar a garantia do Kindle. Siga por sua própria conta e risco.

O The Register publicou um roteiro passo a passo (extraído de fóruns da internet) para personalizar a tela de repouso. De forma resumida, são três passos:
  • Fazer o jailbreak
  • Instalar o patch de customização
  • Colocar as novas imagens
Após o primeiro e o terceiro passo é necessárioo rebootar o Kindle, o que é um processo demorado. Os links para os softwares necessários estão no roteiro.

Para o terceiro passo, você pode encontrar um grande quantidade de imagens de boa qualidade, já na resolução certa e em tons de cinza, no site Kindle Wallpapers.

Bonus: dica nos comentários do roteiro - pressione shift, Alt e M no home screen para abrir um jogo de campo minado.

Nenhum comentário: