segunda-feira, abril 04, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 4

Na parte anterior vimos um sensor de efeito Hall que fornece como saída um voltagem proporcional ao campo magnético. A Sparkfun (e o Laboratório de Garagem) fornecem um sensor Hall que funciona de forma diferente, o US1881.

Ester sensor tem o mesmo encapsulamento que o visto na parte anterior e uma pinagem semelhante (Alimentação, Terra e Saída, da esquerda para a direita na figura acima). Entretanto, aceita uma faixa maior de alimentação, de 3.5 a 24V e a sua saída é completamente diferente.

A saída do US1881 é do tipo "open drain", com o pino de saída podendo ficar "flutuando" (desconectado) ou aterrado (conectado ao sinal de terra através de um MOSFET). Tipicamente o pino de saída será conectado à alimentação através de um resistor de pull-up, de forma a converter a saída flutuante em um nível lógico positivo. O sensor pode também ser usado para controlar diretamente uma carga com corrente de até 50mA.

O ponto mais curioso é que a mudança entre os dois estados da saída é comandada por uma mudança no sinal do campo magnético:
  • Inicialmente (sem campo magnético) a saída está em terra.
  • A aproximação do polo Sul de um imã irá ativar o sensor e a saída passará ao estado flutuante.
  • A saída permanecerá flutuante enquante não for aproximado o polo Norte de um imã.
Em outas palavras, o estado se mantem mesmo que o imã seja afastado e o mesmo polo seja re-apresentado. Esta característica (uma histerese bastante radical) fornece um excelente debounce, à custa da necessidade de usar os dois polos do imã (ou dois imã apresentados com polos diferentes).

O vídeo abaixo mostra algumas experiências usando o sensor para controlar um LED; preste atenção às rotações do imã para mudar o polo que está sendo apresentado ao sensor:



No próximo post vamos usar os imãs e sensores para fazer um contador de rotações.

Nenhum comentário: