segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Retrospectiva (Muito Pessoal) de 2010

2010 foi mais um daqueles anos que parecia ter passado em um piscar dos olhos sem deixar muita coisa... até que eu comecei a pensar neste post. Foi aí que eu percebi que eu fiz várias coisas e que várias mudanças se passaram na minha vida. O que parecia ser um ano predominantemente frustante talvez tenha sido um ponto de inflexão.

Obs.: Se este post parece meio fora de época é porque ficou "emperrado" desde o início do ano.

Família

Em 2010 continuamos a nos adaptar à perda do meu irmão, que faleceu em 2009. É um situação muito complicada: de um lado sentimos a necessidade de passar mais tempo juntos, mas por outro as reuniões trazem as lembranças e com elas um pouco de tristeza.

A minha filha casou no final de 2009 (não, ainda não sou avô!). Como meu filho já tem 20 anos e "vida própria", cada vez mais eu e minha esposa ficamos sozinhos. Com isto a casa parece estar ficando grande... Estamos aos poucos nos adaptando a isto e aproveitando para começar a viajar (coisa que fizemos pouco no passado, pois fomos agraciados com a nossa filha com um ano de casados).

Vida Profissional

"Frustrante" era o termo que eu usava até o começo de dezembro para definir o ano de 2010 do ponto de vista profissional. Alguns projetos muito interessantes "encravaram" na hora da implantação (teve um deles que até foi cancelado depois de pronto). Outros projetos se arrastaram por semanas e meses na fase de definição. Teve ainda algumas tensões e surpresas desnecessárias nas implantações.

Entretanto, na hora que comecei a listar mentalmente tudo isto, percebi que fizemos muita coisa (mesmo que nem tudo já esteja rodando nos clientes). Ideias que antes estavam apenas nas nossas cabeças ou no papel foram implementadas.

Hobbies

Acabou faltando tempo para fazer uma parte significativa do que eu gostaria. Isto não significa, entretanto, que eu tenha feito muito pouco. Deu para me divertir um pouco com eletrônica, livros, música e filmes. Acumulei mais alguns "brinquedos", que espero usufruir em 2011.

Tecnologia

As principais ocorrências na área de tecnologia (na minha visão, é claro) foram relativas a sistemas portáteis.

O sistema Android se firmou. Apesar do relativo fracasso do "Google Phone", as opções de aparelho se multiplicaram e tudo indica que ele está ultrapassando o iOS em participação de mercado.

Outro produto que fez sucesso foi o Kindle. E junto com ele os e-books. Não está claro ainda se Apple e Google conseguirão tirar mercado da Amazom, mas os e-books e seus leitores vieram para ficar.

Muita gente fala que 2010 foi o "ano do tablet". A ideia é antiga, mas o iPad foi o primeiro dispositivo a conquistar usuários em grande número e reinou praticamente sem concorrentes. 2011 está começando com um anúncio de tablet após o outro, o mercado deverá se definir um pouco no final do primeiro trimestre (quando os modelos anunciados estiverem à venda e a Apple tiver anunciado e talvez vendendo a segunda geração do iPad).

Nenhum comentário: