domingo, fevereiro 13, 2011

Filmes de Jackie Chan em Oferta - Parte 1

Quando se fala em Jackie Chan provavelmente se pensa nos filmes que ele fez em Hollywood a partir do final dos anos 90 (como "A Hora do Rush" e "Correr ou Bater". Entretanto ele tem uma longa carreira, estrelando filmes em Hong Kong desde o final dos anos 70. Alguns destes filmes são facilmente encontrados nas pilhas de ofertas, no formato "Duplex" (dois filmes em um DVD), por preços como R$12,99.



A produção dos DVDs "Duplex" está longe de ser primorosa. Claramente são dois DVDs independentes grudados por um menu bem rudimentar. Uma das consequências é que cada filme tem os seus extras.


Operação Condor ("Armour of God II: Operation Condor", 1991)

Áudio: inglês e português
Legendas: português
Formato: letterbox (bordas grandes acima e abaixo do filme)

Uma primeira curiosidade deste filme é o seu nome. Ele foi filmado como continuação de um filme chamado "Armour of God", daí o nome original de "Armour of God II: Operation Condor". Entretanto, ele foi distribuído nos EUA antes do primeiro filme da sequência, sendo chamada apenas de "Operation Condor". Quando o primeiro filme foi finalmente lançado nos EUA, não teve jeito: ficou com o nome "Operation Condor II: The Armour of Gods".

O filme é claramente inspirado pelos filmes de Indiana Jones, a começar pela sequência original. Jackie é incumbido de localizar uma grande quantidade de ouro escondida pelo nazistas. Conta para isto da ajuda de duas mulheres. O filme tem a tradicional mistura de humor e sequências de luta. A direção é do próprio Jackie.


Veredito: muito bom, diversão na certa.

Projeto China ("Project A", 1983)

Áudio: chinês e português
Legendas: português
Formato: letterbox (bordas grandes acima e abaixo do filme)

Também dirigido por Jackie, mistura humor com sequências de ação incríveis em uma aventura na Hong Kong de 1900. Jackie é um oficial da Polícia Marítima, às voltas com terríveis piratas e uma rivalidade com a Força Policial.

Curiosamente, a cena de ação mais espetacular está no meio e não no final do filme, quando Jackie cai do alto de uma torre de relógio (quase 20 metros de altura), após ficar dependurado no ponteiro. Esta cena foi inspirada por uma cena famosa do tempo do cinema mudo, onde Harold Loyd fica também dependurado em um ponteiro (mas não cai).


Veredido: ótimo.

Um comentário:

Bruno Sanches disse...

O Operação condor é excelente! A luta no túnel de vento inesquecível! Já os filmes modernos do Jackie em Hollywood, bom, melhor nem comentar.